MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
terça-feira, 14 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional Soares dos Reis
N.º de Inventário:
16 Pin CMP/ MNSR
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Paisagem pastoral (noturno)
Autor:
Pillement, Jean (Lyon 1728-1808)
Datação:
1782 d.C.
Matéria:
Pastel
Suporte:
Tela engessada
Técnica:
Pastel
Dimensões (cm):
altura: 67,5; largura: 96;
Descrição:
Paisagem campestre ao anoitecer, com grupo de figuras em primeiro plano, na margem de um rio fortemente iluminada ao luar. A composição é flanqueada à direita por uma árvore com tronco de grande porte invadido pelos liquens vendo-se outra mais à distância, de altas ramagens. O arvoredo mostra uma folhagem de coloração azul, a tonalidade dominante que se esbate do médio plano até ao fundo de colinas desta vista noturna; ressalta no lado esquerdo uma torre em ruínas, na orla que ladeia a corrente de água. No grupo de camponeses destaca-se um viajante num jumento com o seu cantil, o qual se abeira de duas jovens, uma fiandeira e uma lavadeira. As camponesas andam descalças vendo-se em seu redor uma ovelha que ficou para trás do rebanho; mais ao fundo, um pastor vai a descer um declive recolhendo uma vaca branca. Iluminação forte com incidência nos troncos e figuras gerando sombreados intensos no solo lodoso e no relevo do terreno. O amarelo e o rosa seco da indumentária harmonizam-se numa escala de cores onde dominam o branco, o azul e o ocre.
Incorporação:
Depósito da Câmara Municipal do Porto no Museu Nacional de Soares dos Reis.
Origem / Historial:
Obra proveniente da Coleção Allen, adquirida em 1850 pela Câmara Municipal do Porto. Em depósito no Museu Nacional de Soares dos Reis desde 1940 (Dec.-Lei 27 878, de 21 de julho de 1937). Deslocada em 17 de novembro de 2017 para o Museu Romântico do Porto - Quinta da Macieirinha. Por determinação superior, de 27.02.2020, regressou ao Museu Nacional de Soares dos Reis. Em 1850 a Câmara Municipal do Porto adquiriu uma extensa coleção de 599 quadros à família do colecionador João Allen (1781-1848), constante com o n.º 199 de um documento de avaliação elaborado em 30 de novembro de 1849 pelo pintor João Batista Ribeiro. A coleção Allen formou o núcleo do antigo Museu Municipal do Porto (extinto em 1937). Na sua maioria consta do “Catálogo Provisório da Galeria de Pintura”, por Eduardo Allen, publicado em 1853.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica