MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
terça-feira, 14 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional Soares dos Reis
N.º de Inventário:
31 Pin CMP/ MNSR
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Marinha - O Temporal
Autor:
Pillement, Jean (Lyon 1728-1808)
Datação:
1782 d.C. - Escola Francesa, séc. XVIII (último quartel)
Suporte:
Tela
Técnica:
Óleo
Dimensões (cm):
altura: 52; largura: 68,6;
Descrição:
Na margem rochosa de um porto de mar, pescadores tratam de salvar uma barcaça recolhendo os náufragos, entre os quais há a registar uma vítima mortal. Por trás do rochedo que domina a cena veem-se os mastros de uma embarcação à vela cujo naufrágio está a ser socorrido por três homens puxando os despojos para terra; perto deles, um náufrago desfalece sobre um caixote resgatado. Ao fundo, do outro lado do porto de mar, sobrevoa um bando de aves em volta de um farol.
Incorporação:
Depósito da Câmara Municipal do Porto no Museu Nacional de Soares dos Reis.
Origem / Historial:
Obra proveniente da Coleção Allen, adquirida em 1850 pela Câmara Municipal do Porto. Trata-se de uma extensa coleção de 599 quadros do colecionador João Allen (1781-1848), constante com o n.º 46 de um documento de avaliação elaborado em 30 de Novembro de 1849 pelo pintor João Baptista Ribeiro. Esta coleção formou o núcleo do antigo Museu Municipal do Porto (extinto em 1937) e na sua maioria consta do “Catálogo Provisório da Galeria de Pintura”, publicado por Eduardo Allen em 1853. A obra encontra-se em depósito no Museu Nacional de Soares dos Reis desde 1940 (Dec.-Lei 27 878, de 21 de Julho de 1937).
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica