MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 26 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional Soares dos Reis
N.º de Inventário:
10.1 Div MNSR
Supercategoria:
Ciência e Técnica
Categoria:
Uso e Consumo Doméstico
Denominação:
Óculo / Peças da farda D. Pedro IV
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
Inglaterra
Centro de Fabrico:
Inglaterra
Oficina / Fabricante:
Thomas Jones & Sons/ 62 Charing Cross/ London
Datação:
1820 d.C. - 1832 d.C.
Matéria:
Estrutura em metal dourado; revestimento em cabedal; lentes de vidro; estojo em cabedal
Dimensões (cm):
diâmetro: 6,5; comprimento: 73 ( aberto); 25,8; 27 (fechado);
Descrição:
Óculo de forma cilíndrica, com o punho em cabedal e metal dourado na extremidade. É extensível, formado por quatro elementos: o primeiro revestido a cabedal, formando o punho, os outros três em metal dourado, encaixando perfeitamente uns nos outros, sendo assim as dimensões e o diâmetro de cada módulo progressivamente mais reduzidos. Em cada uma das extremidades, protegidas por peças em metal dourado, encontram-se as lentes. No último elemento, portanto o que se encontra no interior e o mais estreito, tem a seguinte inscrição: "Thomas Jones & Sons/ 62 Charing Cross London". É protegido por um estojo de cabedal com a mesma forma, a fechar com a respectiva tampa; neste estojo encontram-se três presilhas por onde corre uma tira que remata com fivela e vários furos para ajuste na situação de suspensão do referido objecto.
Incorporação:
Doação - Doação de Sua Magestade Imperial a Senhora Duquesa de Bragança D. Amélia ao Atheneu D. Pedro, Museu Portuense, núcleo inicial do Museu Nac Soares dos Reis.
Origem / Historial:
Esta peça, está inventariada juntamente com o "cinturão" e o "chapéu armado" (nº 10 Div MNSR) que pertenceram a D. Pedro IV e foram doadas ao Museu Portuense por Sua Magestade Imperial a Senhora Duquesa de Bragança D. Amélia, a pedido de João Baptista Ribeiro (doc. citado na bibliografia: Viana, "Os Museus do Porto no Século XIX"). As peças referidas aparecem na "Relação dos objectos existentes no Museu Nacional de Soares dos Reis, pertencentes ao Estado", (no capítulo "Diversos"), datada de 1 de Novembro de 1932 e assinada por João Marques da Silva e por Vasco Valente, respectivamente, director da Escola de Belas Artes e do Museu Soares dos Reis.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica