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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional Soares dos Reis
N.º de Inventário:
878 Pin MNSR
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Título:
Auto-retrato de Aurélia de Souza
Autor:
Souza, Maria Aurélia Martins de
Datação:
1900 d.C.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Tela
Dimensões (cm):
altura: 45,6; largura: 36,4;
Descrição:
Sobre um fundo negro de tonalidade uniforme está representado um busto de mulher visto de frente. O rosto oval iluminado salienta-se, por contraste com o fundo onde quase não se distinguem os cabelos castanhos que emolduram a cabeça. Veste casaco vermelho trespassado sobre o peito, com uma ampla gola de recorte redondo. Sob o casaco de tecido grosso, veste uma blusa azul com aplicações de renda branca de que só é visível a parte que envolve o pescoço. A rigorosa simetria da composição e a absoluta frontalidade da figura definem, em traços gerais, o carácter único deste retrato estruturado a partir de uma linha vertical central sugerida pelo meio do cabelo e da face, reforçada pelo alfinete e remate da gola da blusa, elementos coincidentes com o vértice do triângulo desenhado pelo casaco vermelho. Pela intensidade da cor e extensão da mancha e pelo contraste com o tom marfim do rosto, o casaco vermelho assume na composição um protagonismo formal essencial.
Incorporação:
Outro - A primeira notícia segura da existência deste retrato no MNSR é a referência que acompanha o registo no catálogo da exposição de homenagem póstuma, em 1936, onde a obra é referida (n.º 235) como propriedade do Museu Nacional de Soares dos Reis.
Origem / Historial:
*Forma de Protecção: classificação; Nível de Classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; N.º 19/2006; 18/07/2006* A proveniência desta pintura continua desconhecida e perde-se nos anos em que é feita a partilha dos espólios com a Escola de Belas Artes (1932) e os primeiros anos da direcção do Dr. Vasco Valente. Em 1932 é feita a partilha do acervo existente pelas duas instituições, o Museu Soares dos Reis (antigo Museu Portuense) e Escola de Belas Artes (antiga Academia): dessa divisão foi registada uma “Relação dos objectos existentes no Museu Soares dos Reis pertencentes ao Estado”, datada de 1 de Novembro de 1932 e firmada por João Marques da Silva e por Vasco Valente, respectivamente, director da Escola de Belas Artes e do Museu Soares dos Reis. Na relação mencionada não é facilmente identificável qualquer um dos retrato registados com este de Aurélia de Sousa. Por outro lado, a primeira referência a este retrato como pertença do Museu surge na exposição de homenagem póstuma à pintora, em 1936, em cujo catálogo (n.º 235) é mencionado como pertença do Museu Nacional de Soares Reis.

Bibliografia

AAVV - Museu Nacional de Soares dos Reis: Roteiro da Colecção. Lisboa: IPM, 2001., pág. 75

FRANÇA, José Augusto - A Arte em Portugal no séc. XIX. Lisboa: Liv. Bertrand, 1966, pág. 237-238 (Vol. II)

FRANÇA, José Augusto - O Retrato na Arte Portuguesa. Col. Estudos de Arte. Lisboa: Livros Horizonte, 1981, pág. 69 (est. 80)

FRANÇA, José-Augusto - A Arte Portuguesa do Século XIX. Lisboa: IPPC, 1988 (cat. exp. Palácio Nacional da Ajuda, Mar.-Mai.'88; retomou exp. Soleil et Ombres, Paris, Museu do Petit Palais, 20 Out.'87-3 Jan.'88), pág. 267, 257 (il.)

MATIAS, Maria Margarida L. G. Marques - O Naturalismo na Pintura. Do Romantismo ao Fim do Século. História da Arte em Portugal. Lisboa: Publicações Alfa, 1986. Vol. 11, p. 29 - 133, pág. 115 (il.)

MATOS, Lúcia Almeida - Aurélia de Souza. A Provincial Woman Artist of Portugal, 1866 - 1922 (Dissertação de Mestrado), Syracuse University (exemplar policopiado): 1983, pág. 33

Museu Nacional de Soares dos Reis. Pintura Portuguesa 1850 - 1950 [Catálogo da exposição]. [Lisboa]: MC/IPM/MNSR, 1996, pág. 208-209 (il.)

OLIVEIRA, Maria João Ortigão de - Aurélia de Sousa em contexto. A cultura artística no fim do século: Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 2006, pág. 398 (il.), 495-498

ROSENBLUM, Robert; STEVENS, Maryanne, DUMAS, Ann - 1900. Art at the Crossroads. London: Royal Academy of Arts, 2000, pág. 322

SILVA, Raquel Henriques da - Aurélia de Souza. Lisboa: Inapa, 1992, pág. 40-41 (il.

Soleil et Ombres. L'Art Portugais du XIXème Siécle. Paris: Muséé du Petit Palais, 1987-88, pág. 267, 269

DUARTE, Adelaide, SILVA, Raquel Henriques da (coord.) - Aurélia de Sousa. Pintores Portugueses. Matosinhos: QuidNovi, 2010, pág. 40-41 (il.)

Do Tirar Polo Natural - Inquérito ao Retrato Português. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 2018, pág. 231, 235, 260, 261

VV.AA. - Tudo o que eu quero. Artistas Portuguesas de 1900 a 2020 / All I want. Portuguese women artists from 190 to 2020; Lisboa: INCM/FCG/DGPC, 2021, pág. p.39

Vida e Segredo. Aurélia de Souza 1866-1922 [Cat.Exp.]. Porto: Museu Nacional Soares dos Reis/ Blue Book,2022, pág. paginas 35,fig.25;128,fig.78

 
     
     
   
     
     
     
 
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