MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 26 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional Soares dos Reis
N.º de Inventário:
104 Tex CMP/ MNSR
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Têxteis
Denominação:
Casula
Autor:
Desconhecido
Datação:
1701 d.C. - 1750 d.C.
Matéria:
Tecido: fio de seda branco; lâmina metálica prateada. Bordado: fio laminado metálico dourado com alma de seda, simples e crespo; lâmina metálica dourada (prata dourada?); material de enchimento. Galão: fio metálico dourado com alma de seda amarela. Tecido do forro: fio de seda branco.
Suporte:
Lhama de seda branca, prateada.
Técnica:
Tecido: lhama. Galão bordado e galão tecido. Forro: tafetá. Bordado directo, com diversos pontos de bordado a ouro.
Dimensões (cm):
altura: 112; largura: 73; 48,5;
Descrição:
Casula de forma ligeiramente recortada na frente, com as costas a direito, e base com os cantos arredondados. Em lhama de seda branca, prateada, apresenta uma decoração exuberante, num bordado a fio metálico dourado, que a preenche integralmente, numa variedade de motivos estilizados de inspiração floral, fitomórficos, concheados e entrelaçados. Neste traçado destacam-se os sebastos, em forma de cruz na frente e em pilar nas costas, sublinhados por um galão bordado. Com idêntico galão é também definido o decote em bico, francamente mais pronunciado na frente, onde se apresenta truncado. Na bordadura tem como remate um galão de passamanaria dourado, estreito, rendado no lado exterior. O forro é em seda branca (não é original).
Incorporação:
Depósito da Câmara Municipal do Porto no Museu Nacional de Soares dos Reis. No entanto, devemos registar o seguinte: O Paço Episcopal do Porto com o seu recheio, foi nacionalizado aquando da instauração da República. O edifício foi alugado pelo Estado à CMP, que aí permaneceu por 50 anos até estar concluído o actual edifício. O recheio permaneceu no edifício do antigo paço episcopal. Em meados do séc XX, o mesmo Estado, decidiu depositá-lo no Museu Soares dos Reis sob a direção de Vasco Valente. É pois digno de nota e perplexidade, que esta peça, que tudo indica seja a mesma que consta do Arrolamento do Recheio do Paço, de 1915, não tenha transitado juntamente com as outras peças, e tenha entrado aproximadamente na mesma época, mas...como depósito da Câmara, a qual nunca foi proprietária do recheio (MLG 2023)
Origem / Historial:
Paço episcopal do Porto? Poderá ser a Casula dourada e relevada, referida no Arrolamento dos Bens do Paço, de 1915, na sequência da Lei de Separação do Estado e da Igreja, como tendo sido do bispo D. José Maria da Fonseca e Évora. Entrou no MNSR, como depósito da CMP, após a extinção do Museu Municipal. O acervo do Museu Municipal do Porto foi depositado no Museu Nacional de Soares dos Reis em 1940/41, conforme o disposto no Decreto-Lei 27.879 de21 de Julho de 1937. Previamente, em 1938/39, foi feito um inventário geral, do qual consta esta peça,sem indicação de proveniência. Não consta de nenhum inventário parcial da CMP. No entanto, devemos registar o seguinte: O Paço Episcopal do Porto com o seu recheio, foi nacionalizado aquando da instauração da República. O edifício foi alugado pelo Estado à CMP, que aí permaneceu por 50 anos até estar concluído o actual edifício. O recheio permaneceu no edifício do antigo paço episcopal. Em meados do séc XX, o mesmo Estado, decidiu depositá-lo no Museu Soares dos Reis sob a direção de Vasco Valente. É pois digno de nota e perplexidade, que esta peça, que tudo indica seja a mesma que consta do Arrolamento do Recheio do Paço, de 1915, não tenha transitado juntamente com as outras peças, em meados do séc XX, e tenha entrado aproximadamente na mesma época, mas...como depósito da Câmara, que nunca foi proprietária do recheio (MLG 2023)
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica