MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
terça-feira, 7 de dezembro de 2021    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional Soares dos Reis
N.º de Inventário:
1552 Pin MNSR
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Retrato do Conde Athanasius Raczynski
Datação:
1845 d.C.
Suporte:
Tela
Técnica:
Óleo
Dimensões (cm):
altura: 96; largura: 78;
Descrição:
Sobre um fundo neutro de tonalidade cinzenta muito homogénea, retrato de homem em mais de meio corpo, com o rosto em posição frontal e o tronco ligeiramente voltado para a esquerda. Homem jovem, de tez clara e olhos azuis; cabelos castanhos claros e patilhas longas que se prolongam até ao queixo. Traja uniforme diplomático, com casaca bordada, chapéu armado e espada que segura com a mão esquerda; exibe várias condecorações, portuguesas e estrangeiras, três das quais estão colocadas sobre o bordado da casaca, uma outra suspensa ao pescoço e uma quinta correspondente à banda vermelha cuja insígnia não é visível.
Incorporação:
Compra - Comprado em Londres: Vyvian-Robinson & Co. Ltd. Fine Art Dealers.

Tipo

Descrição

Imagem

Iconografia

Retrato de Athanasius Raczynski (1788-1874), diplomata polaco que veio para Portugal, em 1842, como ministro da corte prussiana. Aqui permaneceu cerca de três anos. A convite da Sociedade Artística e Científica de Berlim, estudou o estado da arte em Portugal: desse trabalho resultou a publicação de "Les Arts en Portugal", (Paris 1846), e o "Dictionnaire historico-artistique du Portugal", (Paris, 1847).

imagem
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica