MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
domingo, 28 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional Soares dos Reis
N.º de Inventário:
864 Mob MNSR
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Mobiliário
Denominação:
Biombo
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
Japão
Centro de Fabrico:
Japão
Oficina / Fabricante:
Escola de Kano
Datação:
1601 d.C. - 1610 d.C. - Período Momoyama
Matéria:
Pintura polícroma a têmpera; aplicação de folha de ouro; grade de madeira de cedro japonês lacada; seda; reverso em papel
Suporte:
Papel de amoreira
Técnica:
Biombo de seis folhas articuladas, em papel de amoreira, com pintura polícroma sobre folha de ouro, grade de madeira lacada (de colocação recente), ferragens de cobre dourado em cantoneiras, papel no reverso de desenho geometrizado em cores cinza (colocação recente).
Dimensões (cm):
altura: 171, 8 cm; espessura: 1,8 cm; comprimento: 376, 9 cm;
Descrição:
Composição de grande formato em conjunto com o segundo biombo do par (865 Mob) abarca uma larga vista panorâmica e apresenta-se numa pintura sem perspectiva, sobre um fundo de ouro, com um intenso colorido. As cenas representadas, em sequência narrativa, são separadas por nuvens douradas. O programa iconográfico segue uma composição padrão do tema: no biombo da esquerda é representado o barco no porto e a panorâmica da margem, enquanto no biombo da direita perspectiva-se uma povoação, a deslocação do grupo de portugueses e uma igreja cristã. O biombo em análise, da esquerda, representa a chegada da embarcação portuguesa a um porto do Japão e o desembarque das mercadorias. A nau ocupa as três primeiras folhas da composição. De cor negra, atracado no mar eleva-se até às nuvens douradas, e encontra-se com o velame recolhido e com a artilharia disposta nos castelos. No convés encontra-se a figura do capitão-mor, sentado numa cadeira chinesa, protegido por um sobrecéu. Nos mastros são representadas várias figuras de escravos negros. Três batéis carregados de mercadorias, onde se distingue uma cadeira chinesa lacada de negro e dourada, encontram-se atracados junto ao cais ou dirigem-se para ele. No cais, representado por um muro de pedra com escadaria, entre vários grupos de personagens, desenrola-se um cerimonial de chegada, onde se distingue, em sequência narrativa, novamente a figura do capitão-mor sentado num cadeira chinesa e protegido por um sombreiro. É ladeado por escravos que sustentam estandartes. Distinguem-se figuras de nobres, trajando de negro, com capas, espadas e numerosos adornos em ouro, mercadores, com igual indumentária, mas representados sem adornos nem armas, e ainda escravos, com traje bastante simplificado e executando tarefas nos batéis e em terra. Entre as mercadorias distinguem-se potes vidrados, escritórios lacados de tipologia variada, e ainda rolos e fardos de seda, encontrando-se sentado em cima de um deles um símio. Outro animal representado no cais é o cão, que sustenta um crucifixo ao pescoço. Finaliza a sequência do primeiro biombo, uma construção por cima da linha de água, onde dois portugueses se encontram sentados.
Incorporação:
Outro - Adquirido pelo Estado e cedido pela Direcção-Geral da Fazenda Pública ao Museu Nacional de Soares dos Reis, por despacho do Ministro das Finanças de 23 de Junho de 1955.
Origem / Historial:
Aquisição em Tóquio pelo Estado Português, através da Direcção-Geral do Património do Ministério das Finanças (Arquivo Ministério das Finanças/Direcção-Geral do Património, Proc. 381, 74, 17 /01/1955). Provenientes de Osaka, foi dispendido um total de 1.300.000 yens, entre aquisição, embalagem e transporte de Osaka para Tóquio, e ainda para Lisboa. A legação diplomática de Portugal em Tóquio confirmou o parecer de autenticidade por parte de um negociante de antiguidades, Sr. Okamoto e ainda pelo irmão deste, reputado especialista em arte luso-nipónica, Prof. Yoshitomo Okamoto (Arquivo Ministério das Finanças/Direcção-Geral do Património, Proc. 381, 74, 17/01/1955). O par de Biombos chegou à Alfândega de Lisboa em 15 /03 /1955. Foram cedidos pela Direcção-Geral da Fazenda Pública ao Museu Nacional de Soares dos Reis por despacho do Ministro das Finanças de 23 de Junho de 1955, dando entrada no Museu em 26/07/1955.

Bibliografia

AAVV - Museu Nacional de Soares dos Reis: Roteiro da Colecção. Lisboa: IPM, 2001., pág. 183-185, il. M3

CARNEIRO, Paula (coord.); Alexandra Curvelo, Pedro Correia, Yoshi Miki - Biombos Namban Museu Nacional de Soares dos Reis. Lisboa: IMC, 2009, pág. -

CARNEIRO, Paula - Biombos Namban do Museu Nacional de Soares dos Reis. Museu, IV série- n.º 5. Porto: Círculo dr. José de Figueiredo, 1996, pág. 29-42

CARNEIRO, Paula - The Voyage of the "Southern Barbarians" at the Soares dos Reis National Museum: an iconographic analysis. Bulletin of Portuguese Japanese Studies, vol 12, pp. 41-56. Lisboa: Centro de História de Além Mar, UNL, Jun. 2006, pág. 41-56

FERRÃO, Bernardo - Mobiliário Português dos Primórdios ao Maneirismo, 4 vols. Porto: Lello & Irmão, 1990, pág. vol. III, pp. 225-227

HANDA, Masaki - "The Arrival of the Southern Barbarians, Conservation Report", Project for Conservation of Works of Japonese Art in Foreign Collections. Tokyo: National Research Institute for Cultural Properties, [2002], pág. 34-49

Japan, Country of Beauty, Kyushu National Museum (Cat. Exp.). Fukuoka: 2005, pág. 90-93

PINTO, Maria Helena Mendes - Art Namban, Les Portugais au Japon [Cat. exp.] Europália 89. Japan in Belgium. Bruxelles: Fundação Europália, 1989, pág. 50, il. p. 189

PINTO, Maria Helena Mendes - Arte Namban, os Portugueses no Japão. [Cat. exp.]. Lisboa: Fundação Oriente, 1990, pág. 31-32

TEIXEIRA, José de Monterroso; FRANÇA, José Augusto; OREY, Leonor d' - Esplendores de Portugal Cinco Séculos de Arte, 1450-1950 [Cat. exp.]. Lisboa: MC/GRI/ToKyo Fuji Art Museum, 1999, pág. 28-29

Via Orientalis [Cat. exp.]. AAVV. Bélgica: Fund. Europália/Fund. Oriente, 1991, pág. 190, il. p. 189

PESSANHA, Sofia et al - Evaluation of the intervention of a folding screen belonging to the Momoyama period by Ramon spectroscopy using different wavelengths, Journal of Raman Spectroscopy, 2012, 43, 1699-1706, http://wileyonlinelibrary.com/journal/jrs, pág. 1699-1706

CARNEIRO, Paula -" Observando os Béobus: os Portugueses no Japão". Pereira, Virgina Soares (org.) Fernão Mendes Pinto e a Projeção de Portugal no Mundo, Centro de Estudos Lusíadas da Universidade do Minho. V.N.Famalicão, Ed. Húmus, 2013 , pág. pp. 135-153

 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica