MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Saturday, April 20, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Nacional Soares dos Reis
Inventory number:
328 Cer MNSR
Supercategory:
Arte
Category:
Vidros
Name:
Prato
Author:
Desconhecido
Production Place:
Portugal
Workshop:
Real Fábrica de Coina (?)
Date / Period:
1719 A.D - 1747 A.D
Material:
Vidro transparente
Technique:
Vidro gravado
Measurments (cm):
thickness: 0,7; diameter: 22,3;
Description:
Prato de vidro transparente gravado. A ornamentação, de desenho elaborado, é disposta na aba: inferiormente, finos ramos de videira com cachos de uvas e superiormente, as armas reais gravadas ao centro, que dividem a seguinte inscrição: VIVA / IOANNES V. No bordo do prato apresenta um friso de ornatos triangulares.
Incorporation:
Compra - Aquisição através da Direcção Geral da Fazenda Pública.
Origin / History:
Esta peça faz parte do conjunto que pertenceu à colecção Barros, leiloada no Porto em 3 de Maio de 1947 e que foi comprado pela Direcção-Geral da Fazenda Pública. Por despacho do Ministro das Finanças de 30 de Junho de 1947, uma parte foi cedida ao Museu Nacional de Soares dos Reis, sendo feito o Auto de Entrega ao mesmo Museu pela Direcção de Finanças do Distrito do Porto em 4 de Abril de 1948. No "Catálogo dos objectos de Arte, Pintura, Prata, Vidros, Faianças, Porcelanas, Tecidos e Bordados que constituem a notável e valiosa Colecção Barros, para vender no Leilão que terá início em 3 de Maio de 1947 no palacete da Rua de Cedofeita, 379 Porto" a peça com o número 73 é descrita como "Prato de vidro lapidado e gravado com as armas de Portugal e a inscrição "Viva Joannes V"."
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits