MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Monday, April 29, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Nacional Soares dos Reis
Inventory number:
1661 Cer CMP/ MNSR
Supercategory:
Arte
Category:
Cerâmica
Name:
Escrivaninha
Author:
Desconhecido
Production Place:
Portugal
Manufacture Center:
Porto
Workshop:
Fábrica de Massarelos (?)
Date / Period:
XIX A.D
Material:
Faiança
Technique:
Faiança moldada, com esmalte estanífero branco e decoração em relevo e pintada a amarelo, verde, azul, laranja e vinoso
Measurments (cm):
height: 26; width: 14; length: 21;
Description:
Tinteiro moldado. Forma rectangular, assente em quatro pés esféricos com folhagem; paredes laterais vazadas, tendo nos quatro ângulos superiores flores e folhagem em relevo e a meio dos lados menores e maior de trás, folhagem também em relevo; sobre a parte superior a figura de Minerva de pé, com uma palma na mão direita e um livro com compasso em cima, junto aos pés; nesta mesma zona abrem-se dois orifícios largos com receptáculos para tinta e areia com tampas em cúpula e com pega em forma de flor, e outros dois mais pequenos para as penas; na parede da frente, uma gaveta com pega em forma de botão de flor com folhas. Faiança com esmalte branco e decoração pintada a verde, amarelo, azul, laranja e vinoso.
Incorporation:
Depósito da Câmara Municipal do Porto no Museu Nacional de Soares dos Reis
Origin / History:
Esta peça pertenceu a Cristiano Augusto da Silva, que legou ao Museu Municipal do Porto todos os bens com valor artístico que possuía na sua casa na Rua dos Caldeireiros no Porto e na Quinta de S. Bento de Fontão (Ponte do Lima), em testamento de 15 de Julho de 1935. Depois da sua morte em 24 de Novembro de 1938, foi feito o arrolamento dos bens por representantes do Museu Municipal em 26 e 30 de Novembro do mesmo ano, sendo atribuído um número a cada peça deste legado. As peças foram então incluídas no inventário geral do Museu Municipal do Porto de 1938/39, cujo acervo foi depositado no Museu Nacional de Soares dos Reis em 1940/41, conforme o disposto no Decreto-Lei 27.879 de 21 de Julho de 1937. Antes de pertencer a Cristiano Silva fez parte da colecção de Augusto Luso, que foi vendida em 1906, constando do respectivo catálogo, com o nº 33.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits