MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Saturday, February 24, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Nacional Soares dos Reis
Inventory number:
315 Cer CMP/ MNSR
Supercategory:
Arte
Category:
Cerâmica
Name:
Imagem
Title:
Virgem com o Menino
Author:
Desconhecido
Production Place:
Portugal
Manufacture Center:
Lisboa ?
Date / Period:
XVII A.D
Material:
Faiança
Technique:
Faiança modelada, com esmalte estanífero branco e decoração pintada a azul, amarelo e amarelo torrado
Measurments (cm):
height: 59,2; width: 30,4; depth: 24;
Description:
Imagem da Virgem de pé com o Menino ao colo, sentado na mão e braço esquerdo, com a mão direita enconchada, como se segurasse qualquer coisa que já não existe. O Menino está nu, mas a Virgem tem uma túnica comprida que cai em pregas fundas cobrindo os pés e um manto traçado no ombro e na cintura. Cobrindo parcialmente a cabeça, tem um véu que deixa ver o cabelo comprido a cair em cachos sobre os ombros e peito. Faiança com esmalte branco e decoração pintada a azul, amarelo e amarelo torrado. A túnica tem fundo amarelo e está toda decorada com SS rematados em voluta, alternadamente direitos e invertidos, a amarelo torrado, apresentando no fundo e em volta das mangas barra de fundo amarelo mais claro com cercadura de SS. Em volta do pescoço, remate azul a imitar renda e uma cabeça de anjo com asas. Manto azul com barra também em SS rematados em volutas a azul e amarelo. O véu é decorado com estrelas a azul. A decoração da túnica e do manto é semelhante à dos azulejos da época.
Incorporation:
Depósito da Câmara Municipal do Porto no Museu Nacional de Soares dos Reis
Origin / History:
As colecções do Museu Municipal do Porto foram depositadas no Museu Nacional de Soares dos Reis em 1940/41, conforme o disposto no Decreto-Lei 27.879 de 21 de Julho de 1937. Foi feito um Inventário Geral do Museu em 1938/39 do qual consta esta peça, tendo como proveniência a compra a José da Cruz em 1929.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits