MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
terça-feira, 7 de dezembro de 2021    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional Soares dos Reis
N.º de Inventário:
10 Pin CMP/ MNSR
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Auto-retrato de Augusto Roquemont
Datação:
1828 d.C. - 1829 d.C.
Suporte:
Tela
Técnica:
Óleo
Dimensões (cm):
altura: 41,7; largura: 34,7;
Descrição:
Retrato executado no começo da vida artística do pintor, com cerca de vinte e quatro anos, logo após a chegada a Portugal. A figura está representada em busto, o corpo virado a 3/4 para a direita e a cabeça e o olhar voltados para o observador. Seguindo uma figuração característica do retrato romântico, o rosto e a gola branca da camisa contrastam com o negro do fundo do quadro, do casaco e da cabeleira farta.
Incorporação:
Depósito da Câmara Municipal do Porto no Museu Nacional de Soares dos Reis.
Origem / Historial:
Legado em 1852 por A. Roquemont ao conde de Arronchela, pertenceu posteriormente ao Conde da Azenha, depois a sua irmã, a Condessa de Basto a quem Francisco José de Rezende o comprou. F. J. Rezende exibiu-o em 1887 na Casa Havaneza, no Porto, e em 1890, na Loja de António Moreira Cabral, também no Porto, após ter sofrido uma beneficiação de limpeza e restauro. A obra foi doada ao Museu Municipal ("Lego em vida") em 1890. Incluída no Inventário Geral do Museu Municipal do Porto de 1938/39, cujo acervo foi depositado no Museu Nacional de Soares dos Reis em 1940/41, conforme o disposto no Decreto-Lei 27.879 de 21 de Julho de 1937.

Tipo

Descrição

Imagem

Inscrição

No reverso, na tela: Lego em mª vida , este preciosíssimo retrato do célebre pintor, meu insigne mestre e amigo verdadeiro Augusto Roquemont, filho natural do príncipe d'Hesse, ao Museu Municipal do Porto, para ser colocado na sua Galleria de bellas artes. Quando o príncipe d'Hesse veio a Portugal deixou este seu filho hospedado em casa do Conde d'Ázenha (Guimarães)...depois ao Grande Ducado. Augusto Roquemont pintou este retrato durante a sua residência em Guimarães, onde executou também os admiráveis retratos da família d'Azenha, o busto do Conde d'Arronchela, do Conde de Basto... e outros fidalgos d'aquela epocha. O doador abaixo assignado impõe à Câmara Municipal do Porto ou a qualquer outra corporação que venha a administrar o museu; a obrigação de nunca vender esta joia d'arte que rivaliza com os melhores retratos de Van Dyck cujo valor estimativo é de 500:000 rs se por fatalidade se desorganizar o museu... pol,... integrar para o museu de bellas artes de Lisoa instalado nas Janellas Verdes, no Palácio do Marquez de Pombal. Francisco José Rezende, pintor jubilado de pintura histórica da Academia de Bellas Artes Porto, 14 de Março de 1890.

imagem
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica