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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu dos Biscainhos
N.º de Inventário:
2800 MB
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Traje
Denominação:
Cabeção
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
(Vide p.f. o campo Observações)
Centro de Fabrico:
Tecido:Região do Vale do Ave (?), Portugal.Renda mecânica: França (?), Bélgica (?), Europa.
Datação:
1850 d.C. - 1910 d.C. - Terceiro quartel do século XIX a início do século XX.
Matéria:
Renda mecânica, "tule de bruxellas" (?), em fio de linho (?) branco; tecido de cambraia ou Bretanha de linho da mesma cor; fio frouxo de seda branca; dois botões de massa sintética branca; enchimento têxtil.
Dimensões (cm):
altura: 19; largura: ombros, 43 cm;
Descrição:
Cabeção em que todos os materiais e componentes são de cor branca; define um colarinho liso, em tecido de cambraia ou bretanha de linho com abertura vertical frontal; segue-se uma faixa no mesmo têxtil de recorte ondulante, guarnecida com três aplicações iguais, que se distribuem pelos ombros e costas, e que consistem em bordados mecânicos a fio de seda frouxo em pontos cheio, ilhó e de pena (?), e compondo uma periferia trilobular com um motivo de flor ladeada de folhas e debruado por um remate de renda de agulha que desenha uma arcaria. Sequencia-se a toda a volta, uma tarja em renda mecânica no modelo de "tule de Bruxelas" (?) compondo uma espécie de festão em que se alternam duas flores; a orla insere um folho com roda na mesma tipologia da renda citada, mais largo e com uma decoração mais complexa e abundante de inspiração igualmente vegetalista, vendo-se numa faixa interior, uma alternância de flores e ornatos fitomórficos, e na bordadura de recorte periférico lobular, uma ornamentação continuada de motivos florais, que imita os pontos e efeitos do trabalho manufacturado das rendas de bilros. A ligação horizontal dos três níveis que compõem a parte pendente da peça faz-se através de bordados com enchimento, que criam dois filetes relevados acentuando a linha ondulada e dando um acabamento delicado às uniões têxteis. As duas extremidades reunem-se frontalmente através de dois botões de massa branca, que se presume não serem os originais. Glossário| Cabeção| Gola larga e pendente. Tule de Bruxelas| "Espécie de renda fina que só difere da renda feita à mão pelo facto de que as malhas, muito regulares são extensíveis, ao passo que os fios das rendas feitas à mão são quase sempre cortados por um nó no seu ponto de cruzamento. (…) Para os tules de fantasia a adaptação da mecânica Jacquard ao tear ordinário permite a formação de todas as espécies de desenho pelo desvio apropriado dos fios de cadeia ou pelo movimento das lançadeiras segundo o ritmo indicado pelo cartão. Distinguem-se: Tule ordinário, malhas hexagonais e arredondadas; tule malinês, malhas hexagonais e alongadas; tule Bruxelas, malhas quadrada; tule vallenciennes, imitação da renda feita à mão; tule alençon, imitação da renda feita à mão; tule chantilly, imitação da renda feita à mão; tule callais, Neuville, outros". Vide LEMOS, Maximiano. - Enciclopédia Portuguesa Ilustrada. Dicionário Universal", Publicado sob a direcção de Maximiano Lemos, Lemos & C.ª Sucessor, Porto, (1900-1909), volume X, p. 785.
Incorporação:
Doação - Doação do Senhor Dr. António Alberto de Magalhães Barros Lançós Cerqueira Queiroz| Colecção Senhora Dona Maria da Purificação de Araújo e Brito Lima da Rocha Aguiam da Casa da Pnte, Arcos de Valdevez.
Origem / Historial:
A peça de vestuário em foco pertenceu à familía da Senhora Dona Maria da Purificação de Araújo e Brito Lima da Rocha Aguiam da "Casa da Ponte", de Arcos de Valdevez. Presume-se uma utilização funcional contemporânea da confecção por parte de elementos femininos da familía da citada senhora que foi a esposa do doador.
 
     
     
   
     
     
     
 
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