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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu dos Biscainhos
N.º de Inventário:
2745 (a, b, c) MB
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Traje
Denominação:
Vestido
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
Presumivelmente Portugal.
Centro de Fabrico:
Presumivelmente Portugal.
Datação:
1860 d.C. - 1865 d.C. - Século XIX d.C.
Matéria:
Tecido de seda natural de cor cinzenta; tecido de veludo púrpura; tecido de algodão crú; três varetas de barbas de baleia; quinze botões forrados de veludo púrpura; matéria têxtil para acolchoamento; fita de cintura de tecido de algodão; quatro colchetes; missangas e argolas transparentes.
Dimensões (cm):
altura: corpete 40; saia 95; largura: ombros 42; cintura 55; comprimento: manga 53;
Descrição:
Vestido de senhora composto por três peças costuradas em tecido de seda natural cinzenta com guarnições de tecido de veludo de seda de cor púrpura, debruada a cordão de algodão branco. O corpo é constituído por cinco panos, dois frontais e três dorsais com abertura anterior fechada por sete botões, revestidos pelo veludo mencionado; apresenta decote subido, liso e acompanhado por um vivo do tecido púrpura; os ombros são realçados pela aplicação de dupla tira paralela da guarnição contendo ao centro uma sequência de quatro botões com o mesmo tratamento dos acima referidos; as mangas são compridas e lisas, sendo consolidadas no interior dos punhos por uma tira de tecido de seda cor-de-rosa; a peça é forrada a tecido de algodão, acolchoada na zona do peito com pasta de algodão em rama, e reforçada com duas varetas de barba de baleia. A saia é comprida até aos pés, estruturada através de sete panos, duas nesgas e um remendo; insere um amplo folho rodado na barra, antecedido por duplo pregueado paralelo de posicionamento transversal. O modo de ajustamento da saia pela cintura realiza-se através de um cós em forma de bainha em que se introduz um cardaço, circulando actualmente uma fita de nastro de algodão, permitindo a distribuição da roda da forma desejável em volta do corpo e o volume corresponde ao uso de saias interiores e de uma armação designada de crinolina; na face posterior, a ladear a racha ou fenda de abertura existem quatro pregas de um lado e três do outro. A cintura e a frente da saia são realçadas pela aposição de um cinto de veludo, que se prolonga frontalmente através de dois apêndices, em seda cinzenta, debruados igualmente a púrpura e que alargam para baixo, sendo rematados em cunha invertida, em que recebem um destaque decorativo de franja de missangas e de pequenas argolas transparentes.
Incorporação:
Doação - Doação do Senhor Dr. António Alberto de Magalhães Barros Lançós Cerqueira Queiroz |Colecção Exª Senhora Dona Maria da Purificação de Araújo e Brito Lima da Rocha Aguiam da “Casa da Ponte” de Arcos de Valdevez.
Origem / Historial:
A peça de vestuário em foco pertenceu à família da Senhora Dona Maria da Purificação da Rocha Aguiã da "Casa da Ponte", de Arcos de Valdevez. Presume-se uma utilização funcional contemporânea da confecção por parte de elementos femininos da família da citada senhora que foi a esposa do doador.
 
     
     
   
     
     
     
 
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