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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu dos Biscainhos
N.º de Inventário:
2785 MB
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Traje
Denominação:
Mantelete
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
Norte de Portugal (?). Porto (?). Braga (?).
Centro de Fabrico:
Norte de Portugal (?). Porto (?). Braga (?).
Datação:
1850 d.C. - 1890 d.C. - Século XIX
Matéria:
Tecido de gorgorão de seda preta; tecido de musselina de seda da mesma cor; tecido de seda natural negra; vidrilhos pretos de diferentes formatos poliédricos; renda preta; três colchetes metálicos.
Dimensões (cm):
altura: máxima 80; largura: máxima 76;
Descrição:
Mantelete de cor preta, cujo formato cobre os ombros e as áreas superiores do peito e das costas, apresentando-se confeccionado em tecido de gorgorão de seda, recortado em círculo e inserindo uma ornamentação bordada a vidrilhos pretos, com guarnições de renda de tule e de tecido de seda, que compõem um motivo floral em posicionamento radial, o qual se inscreve cinco vezes, dispondo-se nas costas, nas áreas correspondentes aos ombros e ladeando a abertura frontal, esta concretizando-se através de três colchetes metálicos. O manto curto é enriquecido por tecido de musselina de seda formando uma bordadura de duplo folho, com aplicação de roseta que se prolonga para baixo formando uma espécie de aba, igualmente rematada em folho. O decote subido é guarnecido por uma fita franzida do mesmo têxtil. A peça encontra-se forrada a tecido de seda natural na mesma cor. O abafo exterior em foco projecta a primazia da intenção estético-ornamental sobre a respetiva funcionalidade e insere-se no gosto pelo uso de mantos e xailes que atravessou todo o século XIX. Teresa d'Almeida d'Eça|2016
Incorporação:
Doação - Doação do Ex.Sr.Dr. António Alberto de Magalhães Barros Lançós Cerqueira Queiroz| Colecção Senhora Dona Maria da Purificação da Rocha Aguiam da "Casa da Ponte", de Arcos de Valdevez
Origem / Historial:
O mantelete em foco pertenceu à família da Senhora Dona Maria da Purificação da Rocha Aguiã, da "Casa da Ponte", de Arcos de Valdevez. Presume-se uma utilização funcional, contemporânea da confecção, por parte de elementos femininos da família da citada senhora, que foi a esposa do doador, o Senhor Doutor António Alberto de Magalhães Barros Lançós Cerqueira Queiroz.
 
     
     
   
     
     
     
 
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