MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 4 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu dos Biscainhos
N.º de Inventário:
2840 (a, b) MB
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Traje
Denominação:
Botina de senhora (par)
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
Portugal (?). Vide p.f. o campo Observações.
Centro de Fabrico:
Portugal (?)
Oficina / Fabricante:
Na sola, uma marca gravada "Bih.." (?)
Datação:
Século XIX, 2º metade (?) ao 1º quartel do sec. XX
Matéria:
Calfe tingido de preto e cor de pele (forro e palmilhas); sola de couro; elástico têxtil preto; tecido de algodão branco; fita de algodão, tacão em madeira; catorze botões em massa sintética e metal.
Dimensões (cm):
altura: 18,5; comprimento: 26;
Descrição:
Par de botinas de senhora em calfe tingido de preto (?), com formato de meio cano, apertando do lado exterior, através de sete botões em massa ou matéria sintética e metal, com biqueira ponteaguda e tacão em madeira cintada nas partes laterais e posterior. O cano apresenta uma aplicação em elástico preto em formato de triângulo invertido para ajustamento à dimensão da perna que, associdas a uma alça promove a facilitação do calçar. O interior é forrado a tecido de algodão branco, reforçado com pele macia nas extremidades do cano e inserindo alças em fita de algodão, e reveste-se de palmilhas em pele. Na sola de couro de ambos os sapatos apresenta uma marca gravada não identificada, "Bih.." (?).
Incorporação:
Doação - Doação do Ex.Sr. Dr. António Alberto de Magalhães Barros Lançós Cerqueira Queiroz |Colecção Ex. Sra. Dª Maria da Purificação de Araújo e Brito Lima da Rocha Aguiam," da Casa da Ponte", de Arcos de Valdevez.
Origem / Historial:
O par de botinas de senhora em análise pertenceu à família da Senhora Dona Maria da Purificação da Rocha Aguiã da "Casa da Ponte", de Arcos de Valdevez. Presume-se uma utilização funcional contemporânea da confecção do mesmo por parte de elementos femininos da família da citada senhora que foi a esposa do doador.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica