MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 4 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu dos Biscainhos
N.º de Inventário:
2615 MB
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Equipamento e utensílios
Denominação:
Binóculo de teatro|ópera
Local de Execução:
Presumivelmente Europa.
Centro de Fabrico:
Presumivelmente Europa.
Oficina / Fabricante:
Presumivelmente Europa.
Datação:
XIX d.C. - XX d.C.
Matéria:
Madrepérola (?); metal branco de liga não identificada; lentes de vidro (?); parafuso metálico; matéria clara não identificada (polímero ?).
Dimensões (cm):
altura: cerca de 7; comprimento: 23,1;
Descrição:
O binóculo em análise é estruturado em metal branco em liga não identificada com revestimento de placas de madrepérola, sendo composto por um par de tubos de formato tronco-cónico com aproximação a campaniforme, posicionados verticalizadamente e paralelos entre si, rematados superiormente por uma cercadura boleada na matéria base citada, sendo interligados a três níveis por articulação metálica; cada um daqueles elementos possui uma lente objetiva que fica na extremidade inferior, mais próxima do objeto a ser visto, e, sendo um espécime de teatro|ópera, a lente ocular é negativa não necessitando de prismas inversores do que decorre que seja muito mais leve do que outros exemplares de ótica. Ao centro da distância entre as duas peças mencionadas existe um sistema de focagem constituído externamente por cilindros metálicos em que o superior encaixa no inferior, sendo fixados por um parafuso introduzido verticalmente a partir de cima, e implantados nas hastes das ligações superior, média e inferior respetivamente, e que, a cerca de ¾ da altura do último setor é envolto por um anel de matéria não identificada (polímero?) de cor branca com decoração periférica de estriados, ligado a dois outros anéis metálicos que giram sobre o cilindro central o que permite o afastamento da distância dos níveis das lentes, aumentando o cumprimento desta parte da peça e proporcionando a amplificação da visão. As bordaduras metálicas são circulares e apresentam-se com molduras compósitas, lisas e de filetes verticais incisos. No lado direito insere-se um cabo basculante com uma abertura superior a 180º para permitir a mobilidade para um arrumo otimizado no interior das bolsas em que as damas oitocentistas os faziam transportar, apresentando o mesmo tratamento decorativo de madrepérola, material que se vulgarizou no século XIX ao nível da presente tipologia de objeto. O binóculo de teatro|ópera é um instrumento de ótica que envolve os dois olhos em simultâneo e com lentes que possibilitam um aumento significativo da visão, permitindo uma percepção tridimensional da cena que se pretende observar e que decorre no palco a uma certa distância do observador. No decurso do século XIX, no contexto da ópera e do teatro, os óculos e os binóculos foram considerados como acessórios muito elegantes das damas, embora pudessem ser usados igualmente pelos homens.
Incorporação:
Compra - Aquisição feita ao antiquário "Roma e Pavia / Loja de Briquebraque", Rua D.Manuel II, nº 346 B, Porto.
Origem / Historial:
A presente peça foi selecionada quando a então Conservadora, a Sra Dra. Maria da Conceição Pereira de Lacerda projetou a abertura de novos espaços de Exposição Permanente. O exemplar em apreço integrou um móvel oitocentista (uma escrivaninha com alçado) que funcionava como uma vitrine de objetos delicados ao gosto dos ambientes do século XIX, enquadrado na recém organizada (1978) Sala Romântica. Posteriormente, foi definido um novo contexto programático para a instituição, designadamente, a ilustração da vivência da sociedade da nobreza nortenha do período conhecido como Antigo Regime (meados do século XVII às Lutas Liberais), pelo que a referida sala foi reconvertida no atual Gabinete e o espécime foi recolhido às reservas.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica