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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu: Museu dos Biscainhos N.º de Inventário: 3137 MB Datação: 1805 d.C. - 1810 d.C. - 1805 a 1810 Matéria: Tecido de cambraia de algodão branco; lâmina de prata (?) ou de aço polido (?) lisa e cunhada; canutilho de prata (?); fitilho de nastro de tecido do estreito de algodão branco. Dimensões (cm): altura: 140; largura: 125; Descrição: VESTIDO de uma peça confecionado manualmente, em tecido de cambraia (?) de algodão branco, com ornamentação bordada e aplicada. Corpo de cintura alta, abaixo do busto, com decote quadrangular, que se ajusta na parte posterior através de dois fitilhos de tecido de algodão do estreito de cor branca; a parte frontal apresenta uma decoração que contorna superiormente os seios e que consiste num bordado a lâmina de prata (?) em ponto deitado, canutilho e aplicação de lâmina de prata cunhada, definindo festão entrelaçado por guarnição estreita, sendo o ornato debruado por duplo filete de recorte lobular bordado a canutilho de prata; as mangas são curtas e em forma de balão e rematadas na extremidade inferior pelo primeiro motivo ornamental; em integração avulsa e expandida a toda a peça, motivo de folha bordado a lâmina de prata no mesmo ponto. A saia é comprida, lisa à frente e com roda na face posterior, e compõe uma barra ornamental com a mesma tipologia de bordado a que acresce ponto de crivo (?) definindo ornatos fitomórficos e florais, sequenciados por uma bordadura em posicionamento transversal de festão continuado e uma orla de duplo fio delgado ondulante.
No final do século XVIII e início do XIX, como reflexo do impacto da Revolução Francesa (1789), de um novo pensamento preconizado por Descartes e Voltaire, surgiria na Europa um diferente conceito de traje feminino, inspirado na moda greco-romana redescoberta, cerca de 1750, nos frescos e esculturas das cidades italianas de Herculano e de Pompeia. Identificado como Estilo Império, expressou-se a partir dos movimentos políticos franceses, conhecidos como Directório e Consulado, e que antecederam o período imperial de Napoleão Bonaparte de que recebeu a designação.
Trata-se de um exemplar de noite ou de cerimónia e constitui-se como um interessante espécime do estilo citado; o formato tubular, o recurso a tecidos leves e transparentes, predominantemente de cor branca, associados a uma cintura subida e a mangas curtas e de balão foram alguns das transformações projectadas no vestuário feminino do período da peça.
Incorporação: Doação - Doação dos "Herdeiros da Senhora Dona Dulce Maria de Sousa e Sá Malheiro", Braga.
Origem / Historial: Doação dos "Herdeiros da Senhora Dona Dulce Maria de Sousa e Sá Malheiro", Braga.
Bibliografia | "Histoire du Costume en France", «Encyclopédie par l'image»: Librairie Hachette, 1924, pág. - | BRANDÃO, Ana Maria - 300 anos do Traje. Lisboa: Instituto Português do Património Cultural, 1982, pág. - | KYBALOVÁ, Ludmila; HERBENOVÁ, Ludmila; LAMAROVÁ, Milena - "Encyclopédie illustrée du Costume et de la Mode ",. Paris: Gründ, 1989, pág. - | MENDONÇA, Maria José - "O Trajo Civil em Portugal". Lisboa: DGAC-Museu Nacional de Arte Antiga, 1974, pág. - | MUSEU NACIONAL TRAJE - (O) Traje Império e a sua época.1792-1826. Lisboa: Instituto Português de Museus, 1992., pág. - | RUPPERT, Jacques - "Le Costume", I,II,III, IV,V. Paris: Librairie Ernest Flammarion, 1947, pág. - | WILCOX, R. Turner - "La Moda en el vestir". Buenos-Aires: Ediciones Centurión, pág. - | WWW.MUSEUMCOSTUME,CO - .., pág. - | IWAGAMI, Miki. - "19th CENTURY" , in "The Collection of the Kyoto Costume Institute, Fashion. A History from the 18th to the 20th Century", Vol. I, Taschen, 2010., pág. 148-149, 154-179 | |
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