MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
domingo, 28 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Dr. Joaquim Manso
N.º de Inventário:
1276 Etn.
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Gravura
Denominação:
Registo de Santo
Título:
Milagre de Nossa Senhora da Nazaré
Autor:
Desconhecido
Datação:
XX d.C.
Matéria:
Vidro, papel
Dimensões (cm):
altura: 56,5; largura: 52,5;
Descrição:
Quadro decorativo incluindo uma gravura que reproduz uma imagem em madeira policromada do Milagre de Nossa Senhora da Nazaré. A gravura é envolvida por pequenas flores de papel prata colorido e é protegida por uma caixa de vidro delimitada por moldura decorada a papel amarelo e flores de várias cores.
Incorporação:
Outro - Mandato legal. Adquirido por liquidação de herança de Tito Calixto. Faz parte da colecção de bens móveis entregue ao Museu pelo Ministério Público de Alcobaça (sentença de 20/09/1991).
Origem / Historial:
As “lâminas” ou “lâmedas” são trabalhos de arte popular do Sítio da Nazaré, relacionados com o culto a Nossa Senhora da Nazaré. Cumpriam uma função simultaneamente votiva e de recordação da vinda do peregrino ao Santuário. São compostas por uma gravura (do Milagre de Nossa Senhora da Nazaré a D. Fuas Roupinho), envolta por pormenores florais ou outros elementos alusivos ao mar e à pesca, pintados a anilina ou realizados com colagens de papéis coloridos e tecido. Eram muito frequentes na primeira metade do século XX, sendo vendidas sobretudo durante as Festas de Nossa Senhora da Nazaré (8 de Setembro), em tendas montadas junto ao Santuário.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica