MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Monday, December 06, 2021    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Dr. Joaquim Manso
Inventory number:
109 Des.
Supercategory:
Arte
Category:
Desenho
Title:
Inverno
Date / Period:
1983 A.D
Holder:
Papel
Technique:
Lápis de cor
Measurments (cm):
height: 57,8; width: 43,5;
Description:
Desenho colorido retratando, junto a uma embarcação de Arte Xávega, uma figura popular da Nazaré conhecida por "Inverno". A figura está de pé, vestindo calças, camisa, casaco e chapéu na cabeça, segurando, num dos braços, um guarda-chuva preto. Em segundo plano, o mar e uma pequena elevação montanhosa.
Incorporation:
Doação - Doado pelo autor, Raimundo Ventura.
Origin / History:
O "Inverno" era uma figura típica e de carácter enigmático que todos os anos vinha à Nazaré. Supõe-se que o seu nome próprio fosse José Janardo, provindo de terra incerta, com referências a Alenquer, Cartaxo, Santarém, Serro Ventoso ou Vermelha (Cadaval). Surgia na Nazaré, vindo a banhos, trajando casaco largo e comprido, calças de cotim, chapéu enterrado na cabeça, botas cardadas e o seu inseparável chapéu-de-chuva. Passava os dias em atitude introvertida, deambulando "p'ra norte e p'ra sul" ou sentado nos bancos da Praça Sousa Oliveira. Por nunca abandonar o velho chapéu-de-chuva, ficou conhecido por “Inverno”. O Museu Dr. Joaquim Manso possui várias representações desta figura popular, entre as quais este desenho da autoria do pintor naïf Raimundo Ventura (1917-2002), datado de 1983.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits