MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
segunda-feira, 6 de dezembro de 2021    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Dr. Joaquim Manso
N.º de Inventário:
109 Des.
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Desenho
Título:
Inverno
Datação:
1983 d.C.
Suporte:
Papel
Técnica:
Lápis de cor
Dimensões (cm):
altura: 57,8; largura: 43,5;
Descrição:
Desenho colorido retratando, junto a uma embarcação de Arte Xávega, uma figura popular da Nazaré conhecida por "Inverno". A figura está de pé, vestindo calças, camisa, casaco e chapéu na cabeça, segurando, num dos braços, um guarda-chuva preto. Em segundo plano, o mar e uma pequena elevação montanhosa.
Incorporação:
Doação - Doado pelo autor, Raimundo Ventura.
Origem / Historial:
O "Inverno" era uma figura típica e de carácter enigmático que todos os anos vinha à Nazaré. Supõe-se que o seu nome próprio fosse José Janardo, provindo de terra incerta, com referências a Alenquer, Cartaxo, Santarém, Serro Ventoso ou Vermelha (Cadaval). Surgia na Nazaré, vindo a banhos, trajando casaco largo e comprido, calças de cotim, chapéu enterrado na cabeça, botas cardadas e o seu inseparável chapéu-de-chuva. Passava os dias em atitude introvertida, deambulando "p'ra norte e p'ra sul" ou sentado nos bancos da Praça Sousa Oliveira. Por nunca abandonar o velho chapéu-de-chuva, ficou conhecido por “Inverno”. O Museu Dr. Joaquim Manso possui várias representações desta figura popular, entre as quais este desenho da autoria do pintor naïf Raimundo Ventura (1917-2002), datado de 1983.
Multimédia

Tipo

Descrição

Imagem

imagem

Imagem

Número de inventário: 109 Des. Autor da fotografia: Marta Vicente Localização:

imagem
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica