MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
segunda-feira, 6 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Dr. Joaquim Manso
N.º de Inventário:
36 Esc.
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Escultura
Título:
Passos da Paixão de Cristo
Autor:
Desconhecido
Datação:
XIII d.C. - XIV d.C.
Matéria:
Pedra calcária
Dimensões (cm):
altura: 27; comprimento: 23;
Descrição:
Baixo-relevo de dois homens de meio corpo, representando um deles Cristo sustendo uma cruz às costas.
Incorporação:
Doação - Oferta de Noémia Calixto (Nazaré), em 1985. Doação aceite pelo Estado, por despacho da SEC de 22.12.89 e por despacho da D.G. do Património do Estado de 16.03.89, proferido pela Subdelegação do Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais.
Origem / Historial:
Toda a imaginária em calcário na Nazaré é proveniente das antigas Igrejas de S. Pedro da Pederneira ou de Santa Maria da Pederneira. O Museu Dr. Joaquim Manso realça o valor histórico-religioso de uma das mais antigas e tradicionais manifestações da religiosidade popular da Nazaré - a "Procissão do Senhor dos Passos". Ao longo dos tempos, a Irmandade do Senhor dos Passos, sediada na Igreja da Misericórdia, na Pederneira, tem tido a seu cargo as solenidades da Semana Santa, e sobretudo a organização da Procissão do Senhor dos Passos, na Quaresma. Segundo Brito Alão, foi instituído em 1619 o caminho seguido por esta procissão até ao Santuário de Nossa Senhora da Nazaré, no Sítio. Este itinerário é sensivelmente o mesmo que ainda hoje se percorre neste cortejo. Na Nazaré, a Procissão do Senhor dos Passos decorre em três dias: sábado, domingo (4º domingo da Quaresma) e segunda-feira. No sábado, à tarde, a procissão, precedida de rituais próprios, sai da Igreja da Misericórdia na Pederneira, encaminhando-se para o Santuário de Nossa Senhora da Nazaré, no Sítio. No domingo, realiza-se a mais solene procissão destas festividades, tendo lugar o "Sermão do Encontro" (andores com a imagem do Senhor dos Passos e da imagem da Sua Dolorosa Mãe, a Senhora da Soledade), dirigindo-se, posteriormente, também para a Igreja do Sítio. Na segunda-feira, à tardinha, é a procissão do regresso à Igreja da Misericórdia, na Pederneira, onde permanecerão as imagens deste acto do culto.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica