MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Wednesday, May 01, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Dr. Joaquim Manso
Inventory number:
1172 Etn.
Supercategory:
Etnologia
Category:
Meios de transporte
Name:
Rapa (miniatura)
Title:
Novo Leonor José
Author:
Sabino, Augusto
Production Place:
Portugal: Nazaré
Date / Period:
1988 A.D
Material:
Madeira
Measurments (cm):
height: 45; width: 20,5; length: 62;
Description:
Reprodução em miniatura, numa escala aproximada de 1/20, da rapa "Novo Leonor José". Embarcação de convés, borda falsa e as correspondentes amuradas e alcaxas, delimitada pela borda (alcatrate / talabardão) e verdugo. Ao longo do costado e para reforço do casco, existe uma cinta de cada lado. Tem casa de motor pintada de verde e cabine de leme branca com porta verde. Sobre esta, além de quatro luzes, possui antena de rádio e radiogoniómetro. Do lado bombordo, uma patesca. Possui guincho e alador, dois mastros com "caranguejas" ou paus de carga providos de teques, tendo o mastro do lado da proa uma "luz" avisadora de que a rede está na água e duas de presença. No convés, uma gaiuta dá acesso ao rancho. A obra viva é preta e o casco é pintado de cinzento, amarelo e verde. Em cada um dos lados da proa, a preto, o n.º de matrícula - N2156 C e a denominação "Novo Leonor José". Na denominada "cara" do barco, inscrito em desenho com a forma de escudo amarelo, as iniciais "JHL" organizadas em monograma (preto). Na popa lê-se "Nazaré". Aparelhado com lancha auxiliar (inv. n.º 1173 Etn.), rede, balde, vertedouro (miniaturas).
Incorporation:
Compra - Adquirido ao autor, Augusto Sabino
Provenance:
Nazaré.
Origin / History:
O original foi registado na Capitania do Porto da Nazaré em 30/08/1965, com o n.º N 2156 C e com a denominação "Novo Leonor José", propriedade de José Batalha Meco. Tinha as dimensões: comp.:11,64 m; boca: 4,23 m; pontal: 1,30 m; ton. bruta: 17,90 t. Usou motor Volvo Penta de 133 H.P. Inicialmente, era destinado à pesca costeira com aparelhos de anzol, mas, em 25/07/1970, foi autorizado a pescar com arte do candil e, em 05/07/1975, a usar redes cercadoras. Possuía lancha auxiliar "Ana, Rita, Inês" (inv. n.º 1173 Etn. - miniatura).
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits