MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Tuesday, April 30, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Dr. Joaquim Manso
Inventory number:
1091 Etn.
Supercategory:
Etnologia
Category:
Meios de transporte
Name:
Galeão (miniatura)
Title:
Cerco Republicano
Author:
Isaac, Policarpo Vicente
Production Place:
Portugal: Nazaré
Date / Period:
1980 A.D
Material:
Madeira
Measurments (cm):
height: 23; width: 26; length: 89;
Description:
Embarcação em madeira com quilha, proa arredondada, popa ogival de leme por fora, de formas alongadas. No convés tem 6 bancos. Mostra 3 escotilhas de acesso a compartimentos do interior. Tem como aprestos acessórios para amarração de cabos, o capelo da roda de proa e uma "malagueta" à proa e outra à popa, situadas a estibordo; 2 olhais fixos, um a meio do convés e outro a estibordo para engate de aparelhos de força; e uma sapata ferrada fixada junto ao capelo da roda de proa. A meio do convés, um "guincho" e a bombordo uma cruzeta com duas patescas. Navega a remos (6 de cada lado) cingidos às "enxamas" amovíveis sobre chumaceiras. Obra viva vermelho acastanhado, costado branco, verdugo vermelho.
Incorporation:
Doação - Doado pelo autor, Policarpo Vicente Isaac.
Provenance:
Nazaré.
Origin / History:
A miniatura reproduz a embarcação original N 672 G, cuja data de registo é 23 Setembro 1913. Destinava-se a serviço de pesca com cerco americano. Era propriedade da “Sociedade Cerco Liberal” e tinha de comp. 10 m; boca 3,30 m; pontal – 1,10 m e T.B. 8,712 t. O “Cerco Liberal” também era conhecido por “Cerco Republicano” ou “Papa – Charutos”. Embarcação original abatida em 1929. No período que antecedeu o 5 de Outubro de 1910 e durante a I República, alguns barcos registados na Capitania do Porto da Nazaré revelam a ideologia republicana dos seus proprietários: Duarte Pacheco – Batel das armações valencianas N 474 V, registado a 14 Maio 1906. Propriedade “Rosa e Comandita”. Em 21 Maio 1912, passou a pertencer a Cândido Rodrigues e C.ª (filhos). Bernardino Machado – Barca de cerco americano N 503 G, registada a 21 Setembro 1908. Propriedade de “Sociedade de Cerco Americano Igualdade” – Álvaro, Ascenso, Vidinha e Comp.ª. Guerra Junqueiro – Barca de cerco americano N 504 G, registada a 21 Setembro 1908, ao serviço do Cerco Americano “Igualdade” – Álvaro, Ascenso, Vidinha e Comp.ª. António José d’Almeida – Barca de cerco americano N 513 G, registada a 15 Novembro 1908, o serviço do Cerco Americano de Álvaro, Ascenso, Vidinha e Comp.ª. Pinheiro Chagas – Batel das armações valencianas N 696 V, registado a 18 Maio 1914. Propriedade “Parceria Fraternidade”. República – Galeão de cerco americano N 711 G, registado a 17 Setembro 1914. Propriedade da Firma Santos Amaral e C.ª. Destina-se ao serviço de pesca com o cerco americano “Alexandre”.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits