MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
domingo, 28 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Dr. Joaquim Manso
N.º de Inventário:
1174 Etn.
Supercategoria:
Etnologia
Categoria:
Meios de transporte
Denominação:
Barca (miniatura)
Título:
Maria Eulália
Autor:
Sabino, Augusto
Local de Execução:
Portugal: Nazaré
Datação:
1988 d.C.
Matéria:
Madeira
Dimensões (cm):
altura: 24,5; largura: 18; comprimento: 52;
Descrição:
Reprodução em miniatura, numa escala aproximada de 1/20, da barca auxiliar de traineira denominada "Maria Eulália". Embarcação de boca aberta, de quilha e coberta. Proa arredondada, terminando em capelo e popa sem painel. Ao longo do costado, dois verdugos separados entre si. Apresenta à proa e à ré duas malaguetas de cada lado e dois cunhos, um paneiro à vante e outro à popa. Tem seis remos (3 de cada lado) e possui quatro bancos. A obra viva é preta e o casco é pintado de branco, azul, vermelho e amarelo. Ao longo do costado, entre as duas cintas, sobre fundo branco, decorações em forma de S, a amarelo. Em cada um dos lados da proa, inscrito em rectângulos negros, o n.º de matrícula - N 2188 L e na "cara do barco", sobre fundo azul, uma flor verde. Em cada um dos lados da popa lê-se "Nazaré" e apresenta a mesma flor verde. Aparelhada com 6 remos, 1 balde, 1 vertedouro, 1 fateixa (miniaturas).
Incorporação:
Compra - Adquirido ao autor, Augusto Sabino.
Proveniência:
Nazaré.
Origem / Historial:
O barco original foi registado na Capitania do Porto da Nazaré em 27/10/1967, com a denominação "Maria Eulália", propriedade de João de Deus Estrelinha. Tinha as dimensões: comp.: 10,80 m; boca: 3,36 m; pontal: 1,12 m; ton. Bruta: 8,677 t. Destinava-se à pesca local como auxiliar de traineira. Matriculou-se pela última vez em 26/07/1978. Encontra-se no Museu de Marinha, Lisboa.

Bibliografia

Museu da Nazaré - Embarcações Tradicionais da Nazaré. Nazaré, 1988, pág. -

 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica