MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
domingo, 12 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Dr. Joaquim Manso
N.º de Inventário:
234 Grav.
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Gravura
Denominação:
Registo de Santo
Título:
Milagre de Nossa Senhora da Nazaré
Autor:
Desconhecido
Centro de Fabrico:
Loja de Matias Ribeiro, na R. da Padaria, 17-Lx.
Datação:
XVIII d.C. - XIX d.C.
Suporte:
Papel
Técnica:
Água-Forte
Dimensões (cm):
altura: 24; largura: 17,5;
Descrição:
Numa moldura muito ornamentada, encimada pelo escudo oval das armas reais, a Senhora rodeada por quatro anjos. Sentada sobre novelos de núvens, coroada, amamenta o Menino, igualmente com coroa. À direita, D. Fuas salvo de cair ao mar, onde se vêem três embarcações. Em nota manuscrita a tinta, lê-se por baixo da legenda do lugar de venda: "Sou confrade da dita Sª entrei 22 de Maio 1813 pago 24 Annos".
Incorporação:
Outro - Cedência pelo Museu Nac. Arq.e Etn. por despacho do Sec. de Est. de Instrução e Cultura de 08/11/1973

Tipo

Descrição

Imagem

Inscrição

S Ema.Sr. Card. Patriarca conc.e 100 dias de indulg.ª a q.m rezar hüa S.Rª diante desta Im.(?).A Sagrada e venerada Im.e da Virgem Mª q.e sendo trazida da Cid.e de Nazareth resplandeceu em tempo dos Godos com milagres no Mostrº de Cauliniana junto a Cid. de Merida foi trazida a esta ultima parte do Mundo pelo Monge Romano sendo-lhe compª El Rei D. Rodrigo no anno de Christo de 714 em que aconteceu a perda geral de Hespanha emorrendo o Monge o Rei se auzentou ficando a Sagrada Imagem aqui escondª em uma piquena choça posta entre estes dois escabrosos penedos por espaço de 469 an.ºs e sendo depois achada por D. Fuas Roupinho Capitão de Porto de môz no anno de 1182 como ele proprio testefª em sua doação sucedeu que arremecº inconcidradamen.te o cavº no alcance de hu veado que lhe fugia talves que fingº e hindo ja pª cair naultimª ponta dodespenhad.ro invocando o nome da Virgem foi livre da queda e mais e lhe dedic'esta primrª Ermida.Finalm.te foi trasladada por El Rei D. Fernando de Portugal a esse outro Templo maior que ele mandou levantar desde os primºs fundam.tos no anno de 1377 e o Dotor Fr. Bernardo de Brito dedicou esta inscripção a Virgem p.ª tr.ª lembr.ª parvoto que tinha feito.(metade inferior)

imagem
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica