MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quarta-feira, 8 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Dr. Joaquim Manso
N.º de Inventário:
1198 Fot.
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Fotografia
Título:
Mercado peixe
Datação:
1914 d.C.
Suporte:
Vidro
Dimensões (cm):
altura: 13; largura: 18;
Descrição:
Fotografia a p/b de uma cena de mercado de peixe na praia da Nazaré. No areal, regista-se grande aglomerado e movimento de pessoas. Observam-se sobretudo muitas mulheres, envergando traje tradicional de trabalho, sentadas, debruçadas ou em pé, na lida do peixe; algumas acompanhadas por crianças. Gamelas, cabazes e montes de pescado sobre a areia, completam o cenário delimitado, ao fundo, pelo promontório com o Forte de São Miguel Arcanjo e a Pedro Guilhim. No mar, à esquerda, avistam-se duas pequenas embarcações.
Incorporação:
Doação - Doado por Embaixador Álvaro Laborinho, filho do autor. Despachos da SEC de 14.4. 1988 e do Secretário dos Assuntos Fiscais de 1.6.1988.
Origem / Historial:
Título dado pelo autor. No início do século XX, na Nazaré, o mercado de peixe realizava-se no próprio areal. A preparação do pescado e a sua venda no mercado era um trabalho essencialmente feminino; a cena fotografada respeita sobretudo ao momento em que o peixe está a ser lavado e amanhado, operação que era realizada em gamelas de madeira, sendo transportado em dornas de madeira ou cabazes de vime (onde eram pintadas as iniciais das peixeiras ou outros símbolos de identificação); a água era transportada em cântaros de madeira. Entre as peixeiras, avistam-se diversas crianças, que eram criadas pelas mãos no contexto do seu trabalho.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica