MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 7 de julho de 2022    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Dr. Joaquim Manso
N.º de Inventário:
1005 Fot.
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Fotografia
Título:
Thomaz da Fonseca e amigos das Caldas
Datação:
1910 d.C.
Suporte:
Vidro
Dimensões (cm):
altura: 18; largura: 13;
Descrição:
Fotografia a p/b de 3 homens junto a uns rochedos, em pose para a fotografia. Um encontra-se sentado, de bigode, chapéu e mãos nos bolsos; os outros, estão dois de pé. O autor identifca um dos retratados como sendo Thomaz da Fonseca, a figura de pé, à esquerda, de barba e e chapéu e com a mão direita colocada numa abertura entre os botões do casaco.
Incorporação:
Doação - Doada pelo Dr. Álvaro Laborinho, filho do autor. Despachos da SEC de 14.04.88 e do Secretário dos Assuntos Fiscais de 01.06.88.
Origem / Historial:
Título dado pelo autor. Tomás da Fonseca (1877-1968) foi um activo propagandista republicano, também ligado à educação e ao ensino. Escritor, jornalista e professor, foi chefe de gabinete de Teófilo de Braga (1910-11). Deslocou-se à Nazaré em 1910 e nos primeiros tempos da I República, ficando essas visitas registadas pela fotografia de Álvaro Laborinho, republicano convicto, que fez parte das organizações políticas republicanas da Nazaré.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica