MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
domingo, 24 de outubro de 2021    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Dr. Joaquim Manso
N.º de Inventário:
1005 Fot.
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Fotografia
Título:
Thomaz da Fonseca e amigos das Caldas
Datação:
1910 d.C.
Suporte:
Vidro
Dimensões (cm):
altura: 18; largura: 13;
Descrição:
Fotografia a p/b de 3 homens junto a uns rochedos, em pose para a fotografia. Um encontra-se sentado, de bigode, chapéu e mãos nos bolsos; os outros, estão dois de pé. O autor identifca um dos retratados como sendo Thomaz da Fonseca, a figura de pé, à esquerda, de barba e e chapéu e com a mão direita colocada numa abertura entre os botões do casaco.
Incorporação:
Doação - Doada pelo Dr. Álvaro Laborinho, filho do autor. Despachos da SEC de 14.04.88 e do Secretário dos Assuntos Fiscais de 01.06.88.
Origem / Historial:
Título dado pelo autor. Tomás da Fonseca (1877-1968) foi um activo propagandista republicano, também ligado à educação e ao ensino. Escritor, jornalista e professor, foi chefe de gabinete de Teófilo de Braga (1910-11). Deslocou-se à Nazaré em 1910 e nos primeiros tempos da I República, ficando essas visitas registadas pela fotografia de Álvaro Laborinho, republicano convicto, que fez parte das organizações políticas republicanas da Nazaré.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica