MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 3 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Dr. Joaquim Manso
N.º de Inventário:
1134 Etn.
Supercategoria:
Etnologia
Categoria:
Equipamento e utensílios
Denominação:
Rede de arte xávega (miniatura)
Autor:
Bagos, Joaquim Codinha
Local de Execução:
Portugal : Nazare
Datação:
1985 d.C.
Matéria:
Algodão
Dimensões (cm):
comprimento: 82;
Descrição:
Reprodução em miniatura de rede de arte xávega. É constituída por saco, cuja boca é reforçada exteriormente pela gacheta ou rapé; mãos (arcanela, caçarete, regalo, pano delgado, pano grosso), rematadas pelo calão onde se ligam as cordas. Toda a rede é guarnecida pela tralha das panas (superior) e dos chumbos (inferior).
Incorporação:
Compra - Comprado a Joaquim Codinha Bagos.
Proveniência:
Nazaré
Origem / Historial:
A rede de arte xávega é constituída por Mãos e Saco. A Mão de rede tem 56 braças de comprimento e de altura 18 braças. Cada braçada tem 1,828 m. No entanto, as redes não tinham todas o mesmo comprimento, conforme a hora do “lance”. No ensejo da noite e no da tarde, as redes trabalhavam mais à terra, eram mais curtas. A malhagem é dividida em Arcanela, Caçarete, Regalo e Pano Delgado. O Caçarete tem 40 carreiras; o Regalo tem 55 carreiras e o Pano Delgado tem 75 carreiras. A malhagem do Saco é feita por 7 muros, o seu comprimento é de 40 braças da Boca ao Saco. As malhas vão diminuindo até ao Saco. O n.º 1 tem 45 carreiras, n.º 2 tem 40 carreiras, n.º 3 tem 30 carreiras e o n.º 4 tem 25 carreiras. A Boca é reforçada com Gacheta. O Saco termina por "cuada". (Informação cedida por Jaime Conde, em Fevereiro de 2012).
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica