Origem / Historial:
A composição é muito idêntica á da pintura de Houasse existente no Palácio de Versailles - "Le Roi sur en cheval souppe de lait, habillé à la française". Conhecem-se pelo menos sete réplicas do retrato de Versailles feitas pelo próprio Houasse (com base num desenho de Le Brun), uma delas enviada para Portugal em 1681. De facto, no T. II do "Inventaire général du mobilier de la Couronne sous Louis XIV" (Guiffrey, 1886) pode ler-se: "434 - Trois grands portraits du Roy à cheval, en son habit ordinaire, faits par le Sr Houasse, dessein de M. Le Brun, de 8 pieds sur 6 pieds 1/2 de large (donné à M. Opède s'en allant au Portugal, le 28 avril 1681); un autre aux mandarins envoyés du Roy de Siam (...); un autre envoyé à Lille (...)". D'Opède era embaixador de França em Portugal. Por outro lado, há notícia de um quadro idêntico na colecção do Conde de Atalaia, embaixador português em Paris no tempo de Luis XIV. Porém, não há documentação que identifique a pintura trazida por D'Opede ou a tela dos Atalaia com a do MNAA. Sobre o percurso desta apenas se sabe que integrou a colecção Burnay nos finais do século XIX, e esta colecção foi essencialmente constituída com base em aquisições feitas em França.