MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 2 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arte Antiga
N.º de Inventário:
1031 Mov
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Mobiliário
Denominação:
Cadeira de braços
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
Portugal
Datação:
1651 d.C. - 1700 d.C.
Matéria:
Madeira de nogueira, couro e latão
Técnica:
Torneado, talha e couro lavrado
Dimensões (cm):
altura: 138,5; largura: 64; profundidade: 68,5;
Descrição:
Cadeira de braços com espaldar alto, revestido com couro fixado por pregaria grossa de latão, sendo o reverso igualmente forrado a couro, à excepção das prumadas, fixado por pregaria miúda. O cachaço, de recorte lobulado, apresenta-se rampado e revestido com uma baínha de carneira (tal como o remate inferior do espaldar). Possui pináculos de latão no remate das prumadas. O remate inferior do espaldar é recortado em chaveta. Braços encurvados, com extremidades enroladas que ultrapassam o assento. Possui prumadas e travejamento torneados, com quadras de união de cantos chanfrados, sendo as travessas laterais baixas e a testeira e a travessa traseira colocadas a maior altura. O assento é de forma rectangular, revestido com couro gravado fixado por pregaria grossa de latão (disposta na cintura e no assento, entre as prumadas); este sobe pela face interna das quadras das prumadas. A testeira é recortada, entalhada e vazada com a forma de uma concha central a que se sobrepõe uma forma que recorda uma "canga". Os pés dianteiros são enrolados. Decoração do couro: a metade superior do espaldar é ocupada por um medalhão oval com a mitra e as chaves cruzadas inscritas, envolvido por uma cartela e pelo chapéu episcopal com doze borlas suportadas por querubins; na restante metade, a decoração é constituída por enrolamentos vegetalistas.
Incorporação:
Transferência - Bragança, Paço Episcopal e Seminário
Origem / Historial:
O conjunto formado por oito cadeiras de braços a que este móvel pertence integrava o recheio do Seminário e Paço Episcopal de Bragança. Foi incorporado nas colecções do MNAA em 1915.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica