MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Friday, April 26, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Nacional de Arte Antiga
Inventory number:
13/111 Ilum
Supercategory:
Arte
Category:
Pintura
Name:
Livro de Horas
Title:
Antífona de Santo Antão
Author:
Oficina de Simon Bening
Workshop:
Oficina de Simão Bening
Date / Period:
1530 A.D - 1534 A.D
Holder:
Pergaminho
Technique:
Pintura a têmpera e ouro
Measurments (cm):
height: 13,3; width: 9,8;
Description:
Fólio 111. A iluminura tem um enquadramento à maneira de moldura, em tons de castanho e dourado, a imitar madeira. Sobre ela é aplicada um outro quadro, com o mesmo tipo de enquadramento, onde se inicia a oração. Este é escrito em latim, com caracteres góticos, a vermelho e preto. O texto apresenta duas iniciais iluminadas. A primeira "A" é pintada em tons de rosa e branco sobre um fundo rectangular laranja. A segunda "D" é pintada da mesma cor, mas num fundo quadrangular. Ambas as iniciais são decoradas com motivos vegetalistas a imitar ramos e folhas de acanto. A primeira letra inscreve-se numa vinheta historiada com fundo quadrangular no canto superior direito. Nesta é representada a falsa ascensão de Santo Antão aos céus por demónios que o agridem. No topo da tarja direita é representado um enquadramento arquitectónico gótico. À direita, Santo Antão encontra-se na presença de S. Paulo eremita, vendo-se o corvo que lhes enviou o pão para que se pudessem alimentar. No bas-de-page, Santo Antão de terço na mão tem na sua frente duas senhoras diabólicas que o tentam, vestidas à moda quinhentista. Uma delas segura uma taça na mão. Atrás do santo, vê-se uma pequena ermida. Na tarja esquerda, Santo Antão é curado pela intercepção divina, que surge envolta numa mancha dourada, das feridas causadas pelos demónios.
Incorporation:
Transferência - Palácio das Necessidades
Origin / History:
Este Livro de Horas é tradicionalmente atribuído à Oficina de Simão de Bening. Esta atribuição resulta dos estudos comparativos com outras obras realizadas por este iluminador, como o Breviário de Grimani (Biblioteca Marciana, Veneza). Quanto ao destinatário, alguns estudiosos relacionam este códice como uma oferta de Damião de Góis a D. Catarina, e outros como pertencente ao infante D. Fernando. Ambas as posições podem ser contestadas pela representação das Armas Reais Portuguesas no fólio 1v. Dagoberto Markl avança com a hipótese de se tratar de uma encomenda do próprio rei, D. João III. Segundo a inscrição no fólio 1v., a actual encadernação foi feita em Paris, em 1755. Este Livro de Horas, pertencente às Colecções Reais, foi transferido para o Museu Nacional de Arte Antiga, proveniente do Palácio das Necessidades, no arrolamento dos bens reais.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits