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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu: Museu Nacional de Arte Antiga N.º de Inventário: 13/93v. Ilum Denominação: Livro de Horas Autor: Oficina de Simon Bening Oficina / Fabricante: Oficina de Simão Bening Datação: 1530 d.C. - 1534 d.C. Técnica: Pintura a têmpera e ouro Dimensões (cm): altura: 13,3; largura: 9,8; Descrição: Fólio 93 verso.
A iluminura tem um enquadramento à maneira de moldura, pintado em tons de castanho e dourado, a imitar madeira.
Na composição principal, é representada a câmara de um senhor, onde se fazem vários preparativos para que se possa deitar. Ao centro, o senhor, com camisa de noite, touca, chinelas e roupão, reza devotamente as orações da noite, ajoelhado num coxim sobre um tapete oriental. Em frente a ele, uma cadeira tipo "dantesca" de metal, com coxins no assento e recosto muito alto forrado com tecido. Atrás da cadeira, um aparador, com caixa sobre pernas e estante inferior, onde estão a bacia e o gomil em prata. Em cima, sobre uma toalha branca bordada e de frocos, um crucifixo e um castiçal de latão, com vela acesa. À esquerda, um fogão com os seus "cães" de ferro e dois braços de luz , com as velas acesas, na pardieira. Um dossel carmim, liso cobre o conjunto. Ao fundo, o leito de canto, sobre um estrado, com colunas trabalhadas e dossel, tendo o capelo em telhado de pagode e decoração do alparavaz com lambrequins, recortes em trevo e pequenos pingentes pendurados. Os pagens tratam de abrir a cama e acender o lume, enquanto duas pessoas espreitam à entrada da câmara para ver o que se passa (Ferrão, 1990).
Na tarja é representada uma cena noturna, passada no exterior da residência do senhor. Denote-se a presença de vários guardas.
Incorporação: Transferência - Palácio das Necessidades
Origem / Historial: Este Livro de Horas é tradicionalmente atribuído à Oficina de Simão de Bening. Esta atribuição resulta dos estudos comparativos com outras obras realizadas por este iluminador, como o Breviário de Grimani (Biblioteca Marciana, Veneza).
Quanto ao destinatário, alguns estudiosos relacionam este códice como uma oferta de Damião de Góis a D. Catarina, e outros como pertencente ao infante D. Fernando. Ambas as posições podem ser contestadas pela representação das Armas Reais Portuguesas no fólio 1v. Dagoberto Markl avança com a hipótese de se tratar de uma encomenda do próprio rei, D. João III.
Segundo a inscrição no fólio 1v., a actual encadernação foi feita em Paris, em 1755.
Este Livro de Horas, pertencente às Colecções Reais, foi transferido para o Museu Nacional de Arte Antiga, proveniente do Palácio das Necessidades, no arrolamento dos bens reais.
Título | Local | Data Início | Encerramento | N.º Catálogo | Exposição de Arte Sacra Ornamental. Centenário do Santo António de Lisboa | Lisboa | 1895 | | | No Tempo das Feitorias. A Arte Portuguesa na Época dos Descobrimentos | Lisboa, Museu Nacional de Arte Antiga | 1992-06 | 1992-12 | | Feitorias. L'art au Portugal au temps des Grandes Découvertes (fin XIVe siècle jusqu'à 1548) - Europália 91 | Koninklijk Museum voor Schone Kunsten, Antwerpen | 1991-09-29 | 1991-12-29 | | Museu Nacional de Arte Antiga, Lissabon | Bonn, Kunst-und Ausstellungshalle der Bundesrepublik Deutschland | 1999-03-26 | 1999-07-11 | | A Imagem do Tempo. Livros manuscritos ocidentais | Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian | 2000-03-31 | 2000-07-02 | | XVII Exposição Europeia de Arte Ciência e Cultura. Os Descobrimentos portugueses e a Europa do Renascimento. | Lisboa, Casa dos Bicos | 1983-06 | 1983-09 | | |
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