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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arte Antiga
N.º de Inventário:
13/8v. Ilum
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Livro de Horas
Título:
Calendário (mês de Agosto)
Autor:
Oficina de Simon Bening
Oficina / Fabricante:
Oficina de Simão Bening
Datação:
1530 d.C. - 1534 d.C.
Suporte:
Pergaminho
Técnica:
Pintura a têmpera e ouro
Dimensões (cm):
altura: 13,3; largura: 9,8;
Descrição:
Fólio 8 verso. Neste fólio a iluminura é dedicada ao mês de Agosto. Na composição principal, é representada à esquerda a ceifa dos cereias. Homens e mulheres dedicam-se a arranjar o cereal em moios, colocando-os num carro puxado por dois burros. Ao fundo, numa paisagem muito verde, em contraste com o amarelo dos cereais, vemos várias casas camponesas e a torre de uma igreja. Aqui desloca-se um outro carro que transporta cereais, puxado por burros e conduzido por dois homens, talvez em direcção a um celeiro. A tarja que envolve a iluminura apresenta uma decoração arquitectónica gótica flamejante. Este enquadramento é pintado em tons de castanho e dourado a imitar o metal. No bas-de-page, várias crianças participam numa regata. Esta margem é separada do quadro principal por um outro preenchido por um texto de quatro linhas, escrito em latim.
Incorporação:
Transferência - Palácio das Necessidades
Origem / Historial:
Este Livro de Horas é tradicionalmente atribuído à Oficina de Simão de Bening. Esta atribuição resulta dos estudos comparativos com outras obras realizadas por este iluminador, como o Breviário de Grimani (Biblioteca Marciana, Veneza). Quanto ao destinatário, alguns estudiosos relacionam este códice como uma oferta de Damião de Góis a D. Catarina, e outros como pertencente ao infante D. Fernando. Ambas as posições podem ser contestadas pela representação das Armas Reais Portuguesas no fólio 1v. Dagoberto Markl avança com a hipótese de se tratar de uma encomenda do próprio rei, D. João III. Segundo a inscrição no fólio 1v., a actual encadernação foi feita em Paris, em 1755. Este Livro de Horas, pertencente às Colecções Reais, foi transferido para o Museu Nacional de Arte Antiga, proveniente do Palácio das Necessidades, no arrolamento dos bens reais.
 
     
     
   
     
     
     
 
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