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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arte Antiga
N.º de Inventário:
14/282v. Ilum
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Livro de Horas
Título:
S. Cristovão
Autor:
António de Holanda, atribuído a
Datação:
1517 d.C. - 1551 d.C.
Suporte:
Pergaminho
Técnica:
Pintura a têmpera e ouro
Dimensões (cm):
altura: 14, 2; largura: 10, 8;
Descrição:
Fólio 282 verso. Iluminura incluída na oração a S. Cristovão. A iluminura tem um enquadramento à maneira de moldura em tons de castanho e dourado. Este enquadramento forma um segundo quadro, onde está inserido o início do texto da oração. No quadro principal, S. Cristovão enverga uma túnica azul e um manto vermelho. O santo, caminha pela água, transportando aos seus ombros o Menino Jesus e apoiando-se num tronco de uma árvore. O Menino tem na mão esquerda um orbe e o seu manto cor-de-rosa esvoaça. À direita, ao longe, vê-se uma pequena embarcação a remos, mas mais atrás um outro navio de maior porte. O texto da oração é marcado por linhas a sanguínea. É escrito com uma letra regular, em caracteres góticos e em latim, a tinta preta e vermelha. Apresenta uma inicial a dourado sobre um fundo encarnado com uma decoração vegetalista a ouro. Na tarja envolvente, o afloramento rochoso, à esquerda, e as embarcações, à direita, dão-nos a ideia de estarmos perante um oceano, tanto mais pela quantidade de peixes existentes, bem como pela sua dimensão. Nos rochedos, à esquerda, vê-se cavada na rocha a entrada para um eremitério com escadas de acesso. Mais abaixo, e junto da água, está um eremita.
Incorporação:
Transferência - Proveniente do Palácio das Necessidades
Origem / Historial:
A execução do Livro de Horas dito de D. Manuel prolongou-se por vários anos. Segundo o texto do fólio 1, ter-se-á iniciado em 1517, mas provavelmente só terá sido concluído após 1551, ano em que se procedeu à trasladação dos restos mortais do rei D. Manuel I, para o Mosteiro dos Jerónimos, durante o reinado de D. João III (Moura, 1999). Estudos mais recentes revelam a hipótese deste livro ter sido encomendado por Damião de Góis ao iluminador António de Holanda, residente, na época, em Portugal (Moura, 1999). Apesar da influência Ganto-Brugense, o Livro de Horas dito de D. Manuel caracteriza-se por uma iconografia com elementos portugueses que lhe confere originalidade relativamente a outros códices da mesma escola (Markl, 1983). Este Livro de Horas pertenceu às Colecções Reais, sabendo-se que esteve na posse de D. Fernando Saxe-Coburgo. Foi transferido do Palácio das Necessidades para o Museu Nacional de Arte Antiga, em 1915, no arrolamento dos bens reais.
 
     
     
   
     
     
     
 
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