|
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu: Museu Nacional de Arte Antiga N.º de Inventário: 14/216 Ilum Denominação: Livro de Horas Autor: António de Holanda, atribuído a Datação: 1517 d.C. - 1551 d.C. Técnica: Pintura a têmpera e ouro Dimensões (cm): altura: 14, 2; largura: 10, 8; Descrição: Fólio 216.
Neste fólio continuam as Litanias.
A folha é marcada por uma esquadria, a sanguínea, que determina um rectângulo central, preenchido pelo manuscrito, em latim. Este define-se por doze linhas, apresentando uma letra regular com caracteres góticos. No texto surgem dez iniciais iluminadas, a ouro, sobre um fundo colorido e decorado com motivos vegetalistas. Em várias linhas do texto, o espaço não preenchido pela escrita é ocupado por estreitos rectângulos decorados com motivos estilizados, no interior. Incorporação: Transferência - Proveniente do Palácio das Necessidades
Origem / Historial: A execução do Livro de Horas dito de D. Manuel prolongou-se por vários anos. Segundo o texto do fólio 1, ter-se-á iniciado em 1517, mas provavelmente só terá sido concluído após 1551, ano em que se procedeu à trasladação dos restos mortais do rei D. Manuel I, para o Mosteiro dos Jerónimos, durante o reinado de D. João III (Moura, 1999).
Estudos mais recentes revelam a hipótese deste livro ter sido encomendado por Damião de Góis ao iluminador António de Holanda, residente, na época, em Portugal (Moura, 1999).
Apesar da influência Ganto-Brugense, o Livro de Horas dito de D. Manuel caracteriza-se por uma iconografia com elementos portugueses que lhe confere originalidade relativamente a outros códices da mesma escola (Markl, 1983).
Este Livro de Horas pertenceu às Colecções Reais, sabendo-se que esteve na posse de D. Fernando Saxe-Coburgo. Foi transferido do Palácio das Necessidades para o Museu Nacional de Arte Antiga, em 1915, no arrolamento dos bens reais.
Título | Local | Data Início | Encerramento | N.º Catálogo | Exhibition of Portuguese Art, 800-1800. | Royal Academy Arts, Londres. | 1955 | | | Exposição de Arte Sacra Ornamental. Centenário do Santo António de Lisboa | Lisboa | 1895 | | | O Santo do Menino Jesus. Santo António, Arte e História | Lisboa, Museu Nacional de Arte Antiga | 1995-06-13 | 1995-12-31 | | Os Judeus Portugueses entre os Descobrimentos e a Diáspora | Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian | 1994-06 | 1994-09 | | O Testamento de Adão | Lisboa, Arquivos Nacionais Torre do Tombo | 1994-09 | 1994-11 | | No Tempo das Feitorias. A Arte Portuguesa na Época dos Descobrimentos | Lisboa, Museu Nacional de Arte Antiga | 1992-06 | 1992-12 | | Feitorias. L'art au Portugal au temps des Grandes Découvertes (fin XIVe siècle jusqu'à 1548) - Europália 91 | Koninklijk Museum voor Schone Kunsten, Antwerpen | 1991-09-29 | 1991-12-29 | | L'Art Portugais de l'Époque des Grandes Decouvertes jusqu'au XX Siècle | Paris, Jeau de Paume | 1931 | | | Arte Efémera em Portugal, de D. Manuel I à República | Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian | 2000-12-13 | 2001-02-25 | | Outro Mundo Novo Vimos | Museu Nacional de Arte Antiga, org. Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses | 2001-07-21 | 2001-11-04 | | Museu Nacional de Arte Antiga | (versão portuguesa do catálogo da Exposição produzida pela Kunst und Ausstellungshall) | 1999-03-26 | 1999-07-11 | | Culturas do Índico - CNCDP | Lisboa, Museu Nacional de Arte Antiga | 1998-06-05 | 1998-09-05 | | Os Descobrimentos Portugueses e a Europa do Renascimento.XVII Exp.Europeia de Arte,Ciência e Cultura do Conselho da Euro | Lisboa, Núcleo da Casa dos Bicos, "O Homem e a Hora São Um Só", A Dinastia de Avis | 1983-05 | 1983-10 | | Imagens do Tempo. Livros Manuscritos Ocidentais | Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian | 2000-03-31 | 2000-07-02 | | De D. Manuel I à República | Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian | 2001-02 | | | |
|
|