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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu: Museu Nacional de Arte Antiga N.º de Inventário: 14/16 Ilum Denominação: Livro de Horas Título: Calendário (mês de Agosto) Autor: António de Holanda, atribuído a Datação: 1517 d.C. - 1551 d.C. Técnica: Pintura a têmpera e ouro Dimensões (cm): altura: 14, 2; largura: 10, 8; Descrição: Fólio 16.
Iluminura dedicada ao mês de Agosto.
Neste fólio a iluminura de forma rectangular ocupa praticamente toda a folha do livro. Esta tem um enquadramento à maneira de moldura em tons de castanho e dourado com um envolvimento arquitectónico gótico no topo. Este enquadramento forma um segundo quadro dividido em três campos.
No primeiro, e no mais estreito, termina o calendário do mês de Julho. O espaço é definido por linhas a sanguínea de modo a formar uma tabela com três colunas. Estas são preenchidas pelo: número áureo, letra dominical e pelos dias dos santos e das festividades litúrgicas. O texto é escrito em latim, com caracteres góticos e com uma letra regular a preto e vermelho.
No quadro principal, três homens empilham os cereais com a ajuda de forquilhas, enquanto um outro os joeira. Do lado esquerdo, no chão, podemos ver uma cabaça, enquanto que no lado direito e pendurado numa árvore está um cantil. Um pouco mais atrás, observam-se dois carros de bois, alguns edifícios que poderiam servir para guardar o cereal e mais duas medas de trigo.
No campo seguinte, inicia-se a representação do calendário do mês de Agosto. Este espaço é definido por linhas a sanguínea de modo a formar uma tabela com três colunas. Estas são preenchidas pelo: número áureo, letra dominical e pelos dias dos santos ou das festividades litúrgicas. O texto, com letra regular, é escrito em latim, com caracteres góticos a vermelho e preto. A inicial fitomórfica é pintada a rosa e cinzento, sobre um fundo quadrangular amarelo e ponteado a castanho.
Nas tarjas, direita e esquerda, desenrola-se o transporte dos cereais em carros, tanto puxados por bois como por mulas. Na tarja da direita, vários patos debicam no chão e um porco preto parece também se alimenta, junto a casas cobertas de colmo. Na tarja de baixo, à direita, um carro de mulas está carregado de cereais. À esquerda, dois corvos poisam sobre duas rochas, enquanto que ao centro, um lagarto permanece impávido ao sol. Na tarja da esquerda, um homem amanha as terras e um outro circula montado num burro. Ao fundo vêm-se mais carros que transportam cereais.
Incorporação: Transferência - Proveniente do Palácio das Necessidades
Origem / Historial: A execução do Livro de Horas dito de D. Manuel prolongou-se por vários anos. Segundo o texto do fólio 1, ter-se-á iniciado em 1517, mas provavelmente só terá sido concluído após 1551, ano em que se procedeu à trasladação dos restos mortais do rei D. Manuel I, para o Mosteiro dos Jerónimos, durante o reinado de D. João III (Moura, 1999).
Estudos mais recentes revelam a hipótese deste livro ter sido encomendado por Damião de Góis ao iluminador António de Holanda, residente, na época, em Portugal (Moura, 1999).
Apesar da influência Ganto-Brugense, o Livro de Horas dito de D. Manuel caracteriza-se por uma iconografia com elementos portugueses que lhe confere originalidade relativamente a outros códices da mesma escola (Markl, 1983).
Este Livro de Horas pertenceu às Colecções Reais, sabendo-se que esteve na posse de D. Fernando Saxe-Coburgo. Foi transferido do Palácio das Necessidades para o Museu Nacional de Arte Antiga, em 1915, no arrolamento dos bens reais.
Título | Local | Data Início | Encerramento | N.º Catálogo | L' Art Portugaise de l' epoque des grandes decouvertes jusqu' au XX siecle. | Paris, Jeau de Paume | 1931 | | | Exhibition of Portuguese Art, 800-1800. | Royal Academy Arts, Londres. | 1955 | | | Exposição de Arte Sacra Ornamental. Centenário do Santo António de Lisboa | Lisboa | 1895 | | | O Santo do Menino Jesus. Santo António, Arte e História | Lisboa, Museu Nacional de Arte Antiga | 1995-06-13 | 1995-12-31 | | Os Judeus Portugueses entre os Descobrimentos e a Diáspora | Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian | 1994-06 | 1994-09 | | O Testamento de Adão | Lisboa, Arquivos Nacionais Torre do Tombo | 1994-09 | 1994-11 | | No Tempo das Feitorias. A Arte Portuguesa na Época dos Descobrimentos | Lisboa, Museu Nacional de Arte Antiga | 1992-06 | 1992-12 | | Feitorias. L'art au Portugal au temps des Grandes Découvertes (fin XIVe siècle jusqu'à 1548) - Europália 91 | Koninklijk Museum voor Schone Kunsten, Antwerpen | 1991-09-29 | 1991-12-29 | | Arte Efémera em Portugal, de D. Manuel I à República | Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian | 2000-12-13 | 2001-02-25 | | Outro Mundo Novo Vimos | Museu Nacional de Arte Antiga, org. Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses | 2001-07-21 | 2001-11-04 | | Museu Nacional de Arte Antiga | (versão portuguesa do catálogo da Exposição produzida pela Kunst und Ausstellungshall) | 1999-03-26 | 1999-07-11 | | Culturas do Índico - CNCDP | Lisboa, Museu Nacional de Arte Antiga | 1998-06-05 | 1998-09-05 | | Os Descobrimentos Portugueses e a Europa do Renascimento.XVII Exp.Europeia de Arte,Ciência e Cultura do Conselho da Euro | Lisboa, Núcleo da Casa dos Bicos, "O Homem e a Hora São Um Só", A Dinastia de Avis | 1983-05 | 1983-10 | | Imagens do Tempo. Livros Manuscritos Ocidentais | Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian | 2000-03-31 | 2000-07-02 | | De D. Manuel I à República | Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian | 2001-02 | | | |
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