MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 2 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arte Antiga
N.º de Inventário:
14/8 Ilum
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Livro de Horas
Título:
Calendário (mês de Março)
Autor:
António de Holanda, atribuído a
Datação:
1517 d.C. - 1551 d.C.
Suporte:
Pergaminho
Técnica:
Pintura a têmpera e ouro
Dimensões (cm):
altura: 14, 2; largura: 10, 8;
Descrição:
Fólio 8. Iluminura dedicada ao mês de Março. Neste fólio, a iluminura de forma rectangular ocupa praticamente toda a folha do livro. Esta tem um enquadramento à maneira de moldura, em tons de castanho avermelhado e dourado, com um envolvimento arquitectónico gótico no topo. Este enquadramento forma um segundo quadro dividido em três campos. O primeiro é definido por linhas a sanguínea, formando uma tabela com três colunas. Estas são preenchidas pelo: número áureo, letra dominical e pelos dias dos santos ou das festividades litúrgicas. Na coluna das letras, a letra "A", é iluminada, a dourado sobre um fundo quadrangular azul escuro, decorado com motivos vegetalistas no interior. O texto, com uma letra regular, é escrito em latim com caracteres góticos. O campo seguinte, é retratada uma cena campestre de pastorícia, na qual dois homens tosquiam as ovelhas junto a um riacho, enquanto uma outra bebe água reflectindo a sua própria imagem no curso de água. Ao longe, um pastor conduz o seu rebanho e uma pastora, enquanto guarda o seu, fia numa roca. No último campo, o espaço é definido por linhas a sanguínea, tendo uma inicial fitomórfica, pintada em tons de laranja e dourado sobre um fundo quadrangular vermelho. O texto é escrito em latim, com uma letra regular, em caracteres góticos a tinta vermelha. Nas tarjas sob um céu azul, no qual esvoaçam várias aves, observamos, do lado direito, à preparação das vinhas em latada. Mais atrás, um homem cuida das colmeias junto de coelhos saltitantes, vendo-se ao fundo um grande afloramento rochoso. Em baixo e à direita duas mulheres estão junto de um poço, uma tira água e a outra espera com uma bilha à cabeça. À esquerda vários homens tratam das vinhas baixas. Ao fundo, na tarja esquerda, uma ponte sobre um riacho e numa construção rochosa, uma coruja espreita, num nicho, a lembrar que a noite está a chegar.
Incorporação:
Transferência - Proveniente do Palácio das Necessidades
Origem / Historial:
A execução do Livro de Horas dito de D. Manuel prolongou-se por vários anos. Segundo o texto do fólio 1, ter-se-á iniciado em 1517, mas provavelmente só terá sido concluído após 1551, ano em que se procedeu à trasladação dos restos mortais do rei D. Manuel I, para o Mosteiro dos Jerónimos, durante o reinado de D. João III (Moura, 1999). Estudos mais recentes revelam a hipótese deste livro ter sido encomendado por Damião de Góis ao iluminador António de Holanda, residente, na época, em Portugal (Moura, 1999). Apesar da influência Ganto-Brugense, o Livro de Horas dito de D. Manuel caracteriza-se por uma iconografia com elementos portugueses que lhe confere originalidade relativamente a outros códices da mesma escola (Markl, 1983). Este Livro de Horas pertenceu às Colecções Reais, sabendo-se que esteve na posse de D. Fernando Saxe-Coburgo. Foi transferido do Palácio das Necessidades para o Museu Nacional de Arte Antiga, em 1915, no arrolamento dos bens reais.

Título

Local

Data Início

Encerramento

N.º Catálogo

L' Art Portugaise de l' epoque des grandes decouvertes jusqu' au XX siecle.

Paris, Jeau de Paume

1931

Exhibition of Portuguese Art, 800-1800.

Royal Academy Arts, Londres.

1955

Exposição de Arte Sacra Ornamental. Centenário do Santo António de Lisboa

Lisboa

1895

O Santo do Menino Jesus. Santo António, Arte e História

Lisboa, Museu Nacional de Arte Antiga

1995-06-13

1995-12-31

Os Judeus Portugueses entre os Descobrimentos e a Diáspora

Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian

1994-06

1994-09

O Testamento de Adão

Lisboa, Arquivos Nacionais Torre do Tombo

1994-09

1994-11

No Tempo das Feitorias. A Arte Portuguesa na Época dos Descobrimentos

Lisboa, Museu Nacional de Arte Antiga

1992-06

1992-12

Feitorias. L'art au Portugal au temps des Grandes Découvertes (fin XIVe siècle jusqu'à 1548) - Europália 91

Koninklijk Museum voor Schone Kunsten, Antwerpen

1991-09-29

1991-12-29

Arte Efémera em Portugal, de D. Manuel I à República

Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian

2000-12-13

2001-02-25

Outro Mundo Novo Vimos

Museu Nacional de Arte Antiga, org. Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses

2001-07-21

2001-11-04

Museu Nacional de Arte Antiga

(versão portuguesa do catálogo da Exposição produzida pela Kunst und Ausstellungshall)

1999-03-26

1999-07-11

Culturas do Índico - CNCDP

Lisboa, Museu Nacional de Arte Antiga

1998-06-05

1998-09-05

Os Descobrimentos Portugueses e a Europa do Renascimento.XVII Exp.Europeia de Arte,Ciência e Cultura do Conselho da Euro

Lisboa, Núcleo da Casa dos Bicos, "O Homem e a Hora São Um Só", A Dinastia de Avis

1983-05

1983-10

Imagens do Tempo. Livros Manuscritos Ocidentais

Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian

2000-03-31

2000-07-02

De D. Manuel I à República

Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian

2001-02

 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica