|
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu: Museu Nacional de Arte Antiga N.º de Inventário: 14/5 Ilum Denominação: Livro de Horas Título: Calendário (mês de Janeiro) Autor: António de Holanda, atribuído a Datação: 1517 d.C. - 1551 d.C. Técnica: Pintura a têmpera e ouro Dimensões (cm): altura: 14, 2; largura: 10, 8; Descrição: Fólio 5.
Iluminura dedicada ao mês de Janeiro.
Esta com uma forma rectangular ocupa praticamente toda a folha do livro, tendo um enquadramento à maneira de moldura em tons de castanho e dourado, com uma cercadura a imitar ramos e folhas secas no topo. Este enquadramento forma um segundo quadro dividido em dois campos.
No primeiro é representada uma refeição caseira. Esta cena ocorre num ambiente familiar distribuindo-se por duas divisões da casa: sala e cozinha. À mesa, a família acompanha o pai na sua refeição. Em pé, um escravo, com um colar ao pescoço com um pendente de coral vermelho, aguarda ordens e a mãe dá atenção às duas crianças. Do lado esquerdo, uma lareira acesa mantém o ambiente mais quente. Ao fundo, podemos ver um espelho redondo com uma moldura recortada. Neste, estão pendurados uma toalha e um espanador. Ao lado do espelho, uma janela tem as portadas abertas e à direita, um móvel expõe algumas peças da baixela, pintada em tons de cinzento. À direita, na entrada da cozinha, um cortinado azul preso do lado esquerdo, deixa entrever uma criada a entregar ao escravo a refeição do seu senhor. Neste quadro vê-se, ainda, um gato junto da lareira, um cão perto de uma das crianças e um pássaro no acesso à cozinha.
O espaço dedicado ao texto é definido por linhas a sanguínea e apresenta uma inicial fitomórfica pintada em tons dourado e castanho, projectando a sua sombra, sobre um fundo quadrangular azul. O texto é escrito em caracteres góticos regulares, em latim, a tinta vermelha e preta. Distribuí-se ainda por três colunas preenchidas pelo número aúreo, letras dominicais e pelos dias dos santos ou das festividades litúrgicas. Na coluna das letras, a letra, "A", é dourada sobre um fundo quadrangular azul escuro e decorado com motivos vegetalistas no interior.
Na tarja que envolve a iluminura, podemos observar várias cenas típicas de Inverno, numa paisagem onde não existe neve. Do lado direito, ao fundo, um lenhador corta madeira junto de uma casa senhorial de estilo nórdico, semi-circundada por várias árvores. Na tarja da esquerda, junto de um alto pinheiro manso assisti-se a uma caçada e ao desenrolar de várias tarefas agrícolas. Em baixo, num espaço vedado por uma cerca, um homem trabalha um tronco para uma enxertia e uma mulher trata de um viveiro.
Incorporação: Transferência - Proveniente do Palácio das Necessidades
Origem / Historial: A execução do Livro de Horas dito de D. Manuel prolongou-se por vários anos. Segundo o texto do fólio 1, ter-se-á iniciado em 1517, mas provavelmente só terá sido concluído após 1551, ano em que se procedeu à trasladação dos restos mortais do rei D. Manuel I, para o Mosteiro dos Jerónimos, durante o reinado de D. João III (Moura, 1999).
Estudos mais recentes revelam a hipótese deste livro ter sido encomendado por Damião de Góis ao iluminador António de Holanda, residente, na época, em Portugal (Moura, 1999).
Apesar da influência Ganto-Brugense, o Livro de Horas dito de D. Manuel caracteriza-se por uma iconografia com elementos portugueses que lhe confere originalidade relativamente a outros códices da mesma escola (Markl, 1983).
Este Livro de Horas pertenceu às Colecções Reais, sabendo-se que esteve na posse de D. Fernando Saxe-Coburgo. Foi transferido do Palácio das Necessidades para o Museu Nacional de Arte Antiga, em 1915, no arrolamento dos bens reais.
Título | Local | Data Início | Encerramento | N.º Catálogo | L' Art Portugaise de l' epoque des grandes decouvertes jusqu' au XX siecle. | Paris, Jeau de Paume | 1931 | | | Exhibition of Portuguese Art, 800-1800. | Royal Academy Arts, Londres. | 1955 | | | Exposição de Arte Sacra Ornamental. Centenário do Santo António de Lisboa | Lisboa | 1895 | | | O Santo do Menino Jesus. Santo António, Arte e História | Lisboa, Museu Nacional de Arte Antiga | 1995-06-13 | 1995-12-31 | | Os Judeus Portugueses entre os Descobrimentos e a Diáspora | Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian | 1994-06 | 1994-09 | | O Testamento de Adão | Lisboa, Arquivos Nacionais Torre do Tombo | 1994-09 | 1994-11 | | No Tempo das Feitorias. A Arte Portuguesa na Época dos Descobrimentos | Lisboa, Museu Nacional de Arte Antiga | 1992-06 | 1992-12 | | Feitorias. L'art au Portugal au temps des Grandes Découvertes (fin XIVe siècle jusqu'à 1548) - Europália 91 | Koninklijk Museum voor Schone Kunsten, Antwerpen | 1991-09-29 | 1991-12-29 | | Arte Efémera em Portugal, de D. Manuel I à República | Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian | 2000-12-13 | 2001-02-25 | | Outro Mundo Novo Vimos | Museu Nacional de Arte Antiga, org. Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses | 2001-07-21 | 2001-11-04 | | Museu Nacional de Arte Antiga | (versão portuguesa do catálogo da Exposição produzida pela Kunst und Ausstellungshall) | 1999-03-26 | 1999-07-11 | | Culturas do Índico - CNCDP | Lisboa, Museu Nacional de Arte Antiga | 1998-06-05 | 1998-09-05 | | Os Descobrimentos Portugueses e a Europa do Renascimento.XVII Exp.Europeia de Arte,Ciência e Cultura do Conselho da Euro | Lisboa, Núcleo da Casa dos Bicos, "O Homem e a Hora São Um Só", A Dinastia de Avis | 1983-05 | 1983-10 | | Imagens do Tempo. Livros Manuscritos Ocidentais | Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian | 2000-03-31 | 2000-07-02 | | De D. Manuel I à República | Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian | 2001-02 | | | |
|
|