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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arte Antiga
N.º de Inventário:
2045 Des
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Desenho
Denominação:
Juízo Final
Título:
Juízo Final
Autor:
Sequeira, Domingos António de
Local de Execução:
Roma
Datação:
1830 d.C.
Matéria:
Papel, carvão, giz
Suporte:
Papel
Técnica:
Desenho a carvão e giz
Dimensões (cm):
altura: 980; largura: 1350;
Descrição:
Desenho com composição, que se encontra dividida em dois planos, um superior e outro inferior, representando o dia do Juízo Final. Na metade superior da composição, assente numa plataforma de nuvens e banhada por uma luz intensa, encontra-se ao centro a figura de Cristo que, de pé e trajando longa túnica branca, ergue os braços abertos. Por trás Dele, à direita, vê-se uma cruz amparada na base por diversos anjos enquanto à sua frente, sentada em lugar destacado, uma figura feminina representa a Virgem e à direita, uma figura masculina representa São João Baptista. À direita e à esquerda, por trás deste grupo central, vêem-se várias filas concêntricas onde se sentam muitas figuras, trajando longas vestes de que apenas se distinguem os contornos das que se encontram mais próximas do primeiro plano, desmaterializando-se as outras na luz intensa que banha toda esta área superior. De entre a plataforma de nuvens, a meio da composição e em primeiro plano, surgem dois grandes anjos que, soprando cada um sua trombeta, se dirigem respectivamente para a esquerda e para a direita. Ao centro, num plano mais recuado, vislumbram-se as pontas de duas outras trombetas que se presumem correspondem a outros dois anjos. No plano inferior da composição, representa-se uma vasta planície de onde uma multidão compacta de lamentosas e contorcidas figuras se erguem do chão, sendo apenas possível distinguir as formas das que se encontram numa estreita área em primeiro plano. Esta grande composição foi executada pelo artista a partir da justaposição de diversas folhas de papel fino, o que lhe permitiu montar um suporte de ampla extensão. Este suporte encontra-se actualmente reforçado através de um cartão sobre o qual o desenho foi montado em época indeterminada.
Incorporação:
Transferência - Academia Real de Belas Artes de Lisboa
Origem / Historial:
Este grande estudo, tal como os restantes três relacionados, foi executado por Sequeira em Roma, tendo a pintura definitiva sido executada entre cerca de 1830 e 1833, numa altura em que o pintor já se encontrava doente (Beaumont, 1975). Mais tarde, após a morte do pintor e tendo ficado na posse da família, foram empenhados no Montepio de Roma, de onde os resgatou o Marquês de Sousa Holstein, filho do duque de Palmela, em 1859. Este desenho foi mais tarde adquirido aos herdeiros do Marquês de Sousa Holstein pela Academia de Belas Artes, juntamente com os restantes 3 grandes estudos, pela quantia de 6.000$000 réis (o conjunto dos 4), tendo aí dado entrada em Agosto de 1878. * Forma de Protecção: classificação; Nível de classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei n.º 107/2001, de 8 Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; N.º 19/2006; 18/07/2006 *
 
     
     
   
     
     
     
 
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