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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arte Antiga
N.º de Inventário:
2043 Des
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Desenho
Denominação:
Descida da Cruz
Título:
Descida da Cruz
Autor:
Sequeira, Domingos António de
Local de Execução:
Roma
Datação:
1827 d.C.
Matéria:
Papel, carvão, giz
Suporte:
Papel
Técnica:
Desenho a carvão e giz
Dimensões (cm):
altura: 960; largura: 1330;
Descrição:
Desenho com grande composição representando o local do Calvário após a retirada do corpo de Cristo da cruz. Um grande número de figuras encontram-se dispostas sob uma pequena elevação de terreno, em redor de um círculo alargado cujo centro se acha vazio. No centro da composição, sensivelmente a meio da folha, ergue-se uma alta cruz de madeira. Perto da base da cruz, entre outras figuras, vê-se a Virgem de pé virada para a direita, trajando longas vestes escuras, manto sobre os ombros e a cabeça coberta por curto manto claro. Á sua frente, um pouco mais para a direita, um numeroso grupo de figuras rodeia e ampara o corpo jacente de Cristo, envolto num amplo lençol que se abre à sua esquerda, criando uma pequena zona de luz intensa. Dispostas em redor - à direita, em primeiro plano à frente e à esquerda - vê-se uma multidão de figuras, onde se identificam sobretudo homens mas também algumas mulheres e uma criança, representadas nas mais diferentes posições. Num grupo existente em primeiro plano, à direita, distinguem-se alguns soldados ajoelhados num pequena roda, lançando um deles um braço em frente na direcção do chão. Num plano mais distante, à direita, distinguem-se as formas de duas outras altas cruzes. Toda a composição se recorta, a dois terços da altura, contra um céu carregado de nuvens. Esta grande composição foi executada pelo artista a partir da justaposição de diversas folhas de papel fino, o que lhe permitiu montar um suporte de ampla extensão. Este suporte encontra-se actualmente reforçado através de um cartão sobre o qual o desenho foi montado em época indeterminada.
Incorporação:
Transferência - Academia Real de Belas Artes de Lisboa
Origem / Historial:
Este grande estudo, tal como os restantes três relacionados, foi executado por Domingos Sequeira em Roma, tendo a pintura definitiva sido executada durante o Verão de 1827, em Castel Gandolfo (Beaumont, 1975). Mais tarde, após a morte do pintor e tendo ficado na posse da família, foram empenhados no Montepio de Roma, de onde os resgatou o Marquês de Sousa Holstein, filho do duque de Palmela, em 1859. Este desenho foi mais tarde adquirido aos herdeiros do Marquês de Sousa Holstein pela Academia de Belas Artes, juntamente com os restantes 3 grandes estudos, pela quantia de 6.000$000 réis (o conjunto dos 4), tendo aí dado entrada em Agosto de 1878. * Forma de Protecção: classificação; Nível de classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei n.º 107/2001, de 8 Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; N.º 19/2006; 18/07/2006 * Este objecto está relacionado com os seguintes objectos (2.0): Nº de inventário: -; Denominação: Descida da Cruz (óleo s/ tela); Localização: colecção particular
 
     
     
   
     
     
     
 
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