MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Thursday, May 02, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Nacional de Arte Antiga
Inventory number:
1104 Mov
Supercategory:
Arte
Category:
Mobiliário
Name:
Aparador
Author:
Desconhecido
Manufacture Center:
Portugal (?)
Date / Period:
XVI A.D
Material:
Madeira de carvalho, castanho (restauro) e ferro forjado.
Technique:
Construção em grade, com com prumadas verticais e travessas horizontais unidas por furo e respiga entre os quais são colocados os paineis, por meio de ranhuras. Os painéis estão em tosco no avesso e entalhados, no direito. O tampo é fixo com cavilhas de madeira. Os lemes das dobradiças são fixos por pregos que são dobrados.
Measurments (cm):
height: 136; width: 155; depth: 57,5;
Description:
Móvel de plano rectangular de estrutura apainelada constituído por duas zonas. A superior rematada por cimalha moldurada fecha por meio de duas portas, tendo ilhargas apaineladas. Sob um friso moldurado dispõem-se duas gavetas lado a lado. O espaço inferior encontra-se aberto, definido pelas prumadas anteriores de secção recta, pelas costas apaineladas e pelo fundo plano pouco elevado do solo. Os pés baixos, encontram-se na continuidade das prumadas. A decoração neste móvel é fortemente compartimentada e sublinhada verticalmente por seis colunelos adossados (embora só existam dois), com várias secções lavradas de talha míuda. Nas almofadas das portas, em talha baixa representam-se dois medalhões envoltos por circulos contendo na da direita um busto masculino de perfil, com capacete e barba, finamente esculpido em baixo relevo, à maneira das medalhas. Na porta da esquerda está representado da mesma forma, um busto feminino com os cabelos apanhados e também de perfil. Ambos os tondos encontram-se ladeados por grifos e rodeados por enrolamentos de fitas. Os restantes três espaços entre os colunelos e as portas são preenchidos por pendurados e por motivos florais e vegetalistas, típicos da influência italiana. A frente das gavetas é preenchida também em talha baixa, por um par de dragões afrentados e alados de corpo vegetalista enrolado, o espaço onde seria o espelho da fechadura coloca-se ao centro de cada gaveta. A separar as gavetas um espaço rectangular com um prolongamento prismático (restauro). Ilhargas com painéis preenchidos com talha de pergaminho enrolado disposto vertical e horizontalmente. O mesmo motivo decorativo entalhado, figura verticalmente nas costas do vão inferior. As ferragens de feição gótica, são representadas por dobradiças cujos lemes acompanham toda a extensão das portas superior e inferiormente, apresentam um delicado trabalho em ferro vazado. São fixas por pregos de cabeça saliente e lavrada em forma de flor, sobre tecido sarjado e vermelho. Apresenta no tampo dois orifícios onde provavelmente encaixaria um respaldo.
Incorporation:
Compra - George Demotte
Origin / History:
Tem um selo na porta da esquerda onde se lê: "Aquisição/Factª 1030/19... Na porta da direita tem escrito a tinta 24257. A 16 de Março de 2001 o biólogo Dr. Peter Klein realizou uma análise de dendrocronologia, comparando com as tabelas do carvalho francês ou do báltico, este ultimo muito importado nesta época. A conclusão a que chegou foi negativa.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits