MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 4 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arte Antiga
N.º de Inventário:
9 Ilum
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Ecce Homo
Autor:
Estêvão Gonçalves Neto
Datação:
1604
Suporte:
Pergaminho.
Técnica:
Pintura a têmpera e ouro.
Dimensões (cm):
altura: 16,5; largura: 11,5;
Descrição:
Representação de Cristo com a coroa de espinhos, tapado com um manto rosado, as mãos atadas com uma corda, segurando uma cana com a mão direita. À esquerda, atrás do banco que contém uma inscrição epigrafada, está Pilatos, de frente, segurando uma vara da sua altura na mão direita, e a mão esquerda levantada. Tem um chapéu na cabeça e uma pele de arminho em volta dos ombros. À direita, atrás de Cristo, segurando-lhe o manto, está um acólito. Nas tarjas podem observar-se, sequencialmente, medalhões com as principais representações do ciclo da Paixão, partindo de um medalhão central (em cima) onde está inscrito o nome de Jeová em hebraico. Assim, em cima à esquerda, Cristo no Horto, do lado esquerdo, de cima para baixo, Prisão de Cristo, Cristo perante Anás e Cristo perante Caifás, em baixo, da esquerda para a direita, Cristo perante Pilatos, Cristo atado à Coluna e Caminho do Calvário, à direita, de baixo para cima, Crucificação, Cristo na Cruz e Descida da Cruz e, finalmente, em cima à direita, Deposição no Túmulo. Nos ângulos das tarjas estão representadas cabeças de anjos.
Incorporação:
Doação - Doação feita por Guerra Junqueiro
Origem / Historial:
Este fólio iluminado por Estêvão Gonçalves Neto pode claramente ser comparado com a sua única obra autógrafa conhecida, o Missal Pontifical, tanto ao nível da técnica pictórica utilizada como ao nível compositivo. É notória a inspiração deste artista na gravura do norte da Europa, largamente divulgada em Portugal na época (c.1600). É possível comparar-se o "Ecce Homo" com uma gravura aberta por Giovanni Antonio da Brescia a partir de Lucas de Leyden (Lisboa, 1995). Esta obra pertenceu ao poeta Guerra Junqueiro que em 1911 a entregou ao Museu das Janelas Verdes.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica