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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu: Museu Nacional de Arte Antiga N.º de Inventário: 14/129v. Ilum Denominação: Livro de Horas Autor: António de Holanda, atribuído a Datação: 1517 d.C. - 1551 d.C. Técnica: Pintura a têmpera e ouro. Dimensões (cm): altura: 14,0; largura: 11,0; Descrição: Fólio 129 verso. Primeiro dos dois fólios relativos ao "Ofício dos Mortos".
Na iluminura central está representado um cerimonial fúnebre (exéquias de D.João II, segundo Vasco Graça Moura) dentro de uma Igreja. Na nave central, antes do transepto, está a urna colocado sobre uma espécie de catafalco rodeado de tochas. Em volta estão vários religiosos, sentados no que pode ser um cadeiral, outros de pé no espaço que corresponde ao transepto. Dos pilares que sustentam os arcos da nave central pendem bandeiras com o escudo português sobre fundo negro, colocado também ao fundo, na capela mor sob um retábulo.
Na tarja representa-se um cortejo fúnebre (enterro de D.Manuel). Em baixo, um cavalo transporta o ataúde, a seu lado vai um pagem a pé e a restante comitiva a cavalo com tochas na mão, que se estende pelo lado esquerdo da tarja, que é totalmente dominada pela representação do Paço da Ribeira. Salienta-se a Galeria das Damas e a Ribeira das Naus, à esquerda, e uma janelas com decoração manuelina, à direita. Incorporação: Transferência - Palácio das Necessidades
Origem / Historial: A execução do Livro de Horas dito de D. Manuel prolongou-se por vários anos. Segundo o texto do fólio 1, ter-se-á iniciado em 1517, mas provavelmente só terá sido concluído após 1551, ano em que se procedeu à trasladação dos restos mortais do rei D. Manuel I, para o Mosteiro dos Jerónimos, durante o reinado de D. João III (Moura, 1999).
Estudos mais recentes revelam a hipótese deste livro ter sido encomendado por Damião de Góis ao iluminador António de Holanda, residente, na época, em Portugal (Moura, 1999).
Apesar da influência Ganto-Brugense, o Livro de Horas dito de D. Manuel caracteriza-se por uma iconografia com elementos portugueses que lhe confere originalidade relativamente a outros códices da mesma escola (Markl, 1983).
Este Livro de Horas pertenceu às Colecções Reais, sabendo-se que esteve na posse de D. Fernando Saxe-Coburgo. Foi transferido do Palácio das Necessidades para o Museu Nacional de Arte Antiga, em 1915, no arrolamento dos bens reais.
Título | Local | Data Início | Encerramento | N.º Catálogo | L' Art Portugaise de l' epoque des grandes decouvertes jusqu' au XX siecle. | Paris, Jeau de Paume | 1931 | | | Exposição de Arte Sacra Ornamental. Centenário do Santo António de Lisboa | Lisboa | 1895 | | | O Santo do Menino Jesus. Santo António, Arte e História | Lisboa, Museu Nacional de Arte Antiga | 1995-06-13 | 1995-12-31 | | Os Judeus Portugueses entre os Descobrimentos e a Diáspora | Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian | 1994-06 | 1994-09 | | O Testamento de Adão | Lisboa, Arquivos Nacionais Torre do Tombo | 1994-09 | 1994-11 | | Portuguese Art 800-1800 | Londres, Royal Academy of Arts | 1955-10-29 | 1956-02-19 | | No Tempo das Feitorias. A Arte Portuguesa na Época dos Descobrimentos | Lisboa, Museu Nacional de Arte Antiga | 1992-06 | 1992-12 | | Feitorias. L'art au Portugal au temps des Grandes Découvertes (fin XIVe siècle jusqu'à 1548) - Europália 91 | Koninklijk Museum voor Schone Kunsten, Antwerpen | 1991-09-29 | 1991-12-29 | | Culturas do Índico - CNCDP | Lisboa, Galeria de Exposições Temporárias - MNAA | 1998-06-05 | 1998-09-05 | | Museu Nacional de Arte Antiga, Lissabon | Bonn, Kunst-und Ausstellungshalle der Bundesrepublik Deutschland | 1999-03-26 | 1999-07-11 | | Arte Efémera em Portugal, de D. Manuel I à República | Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian | 2000-12-13 | 2001-02-25 | | Outro Mundo Novo Vimos | Museu Nacional de Arte Antiga, org. Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses | 2001-07-21 | 2001-11-04 | | A Imagem do Tempo. Livros manuscritos ocidentais | Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian | 2000-03-31 | 2000-07-02 | | De D. Manuel I à República | Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian | 2001-02 | | | |
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