MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
segunda-feira, 29 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arte Antiga
N.º de Inventário:
676 Esc
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Escultura
Denominação:
Pórtico de Sacrário
Título:
Pórtico de Sacrário
Autor:
Della Robbia
Local de Execução:
Itália; Florença
Oficina / Fabricante:
Della Robbia (direcção de Giovanni Della Robbia ?)
Datação:
XVI d.C.
Matéria:
Barro. Vidrado.
Técnica:
Escultura em médio, baixo e alto relevo. Cozida, policromada e vidrada.
Dimensões (cm):
altura: 183; largura: 133; profundidade: 81;
Descrição:
Pórtico de sacrário de tipologia retabular, composto por uma mísula, pelo painel central e pelo coroamento. A mísula (não exposta) é constituída por duas cornucópias enlaçadas (com remate inferior do enlace em palmeta) cujo espaço de reserva é preenchido com o pelicano eucarístico, de asas abertas, e elementos vegetais. O painel do sacrário é rectangular, enquadrado por pilastras corintizantes, encimado por entabelamento de faixas com óvulos e dardos, com banda lisa intercalar ornamentada com cinco querubins. O centro do painel, concebido em perspectiva, é ocupado por um arco de volta perfeita com caixotões, ladeado nas cantoneiras por medalhões lisos. O arco alberga uma cortina aberta por dois anjos representados de pé, cada um deles voltado para seu ângulo. No centro, sob a cortina, uma porta de arco de volta perfeita e uma reserva vazada circular, constituem o acesso ao tabernáculo. O coroamento é semicircular, divivido em duas secções paralelas. Em cada uma das secções estão representados anjos figurados como putti, ambos com as mãos cruzadas sobre o peito, relevados sobre o fundo liso terminado em arco de volta perfeita cuja arquivolta apresenta ornatos de rosetas. Na reserva do arco, sobre o fundo liso, encontram-se ainda dois querubins. Os ângulos do coroamento são marcados por duas meias palmas fúnebres.
Incorporação:
Transferência - Lisboa, Convento da Madre de Deus.
Origem / Historial:
Integrou a primitiva igreja do Mosteiro da Madre de Deus, fundado em 1507 pela Rainha D. Leonor. Enquadra-se no conjunto de obras cerâmicas de produção italiana associada à oficina florentina dos Della Robbia que pertenceram ao acervo do mobiliário litúrgico daquela casa monástica.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica