MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 4 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arte Antiga
N.º de Inventário:
1017 Our
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Ourivesaria
Denominação:
Salva
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
Génova?
Oficina / Fabricante:
Portugal
Datação:
1576 d.C. - 1600 d.C.
Matéria:
Prada dourada
Técnica:
Prada fundida, relevada, cinzelada, incisa e dourada
Dimensões (cm):
altura: 6,5; diâmetro: 54;
Descrição:
Grande salva de aparato em prata dourada, estruturada em três faixas concêntricas, onde a mitologia aparece associada a temas biblícos, náuticos e cenas de caçadas com animais exóticos. Na aba estão representados os trabalhos de Hércules, destacando-se a lutas do heroí com o leão de Nemeia, o Minotauro, a hidra de Lerna, a descida às portas do inferno e o cão cerebéro. Na faixa central, sobre o dorso de temíveis dragões, os deuses Olímpo, Júpiter, Neptuno, Vénus e Vulcano, desencadeam tempestades no mar, povoado de sereias, tritões, golfinhos e tartarugas, onde vogam frágeis embarcações. Numa delas, inicia-se uma outra narrativa em quatro episódios, alusiva à história do Profeta Jonas, subtilmente transcrita para o metal - Jonas lançado da nave ao mar com a baleia a esperá-lo, regurgitado pelo monstro numa praia das costas da Síria, exortando os ninivitas à penitência e por fim invocando o Criador à sombra de um arbusto. Na terceira faixa que envolve o brasão dos Vanzeller (aplicado em época posterior) podem ainda observar-se cenas de caça com animais da fauna africana ou indiana, leões, búfalos, antílopes e um elefante. A orla é recortada com motivos renascença - cabeças de anjo, cartelas e frutos.
Incorporação:
Legado - Legado Barros e Sá
Origem / Historial:
A peça pertencia a Christiano Vanzeller rico proprietário do Porto, quando figurou na exposição de Arte Ornamental de 1882, em Lisboa. Por despacho de 23 de Setembro de 1958, do Sub-Secretário de Estado da Educação Nacional, foi mandada inventariar juntamente com duas outras peças pertencentes aos herdeiros de Helena Vanzeller Guedes, tendo a respectiva nota de inventariação sido publicada no Diário da Republica, 2ª série, nº 251, de 25 de Outubro de 1958. Posteriormente, foi adquirida por Francisco de Barros e Sá e legada pelo coleccionador, em 1981, ao Museu Nacional de Arte Antiga, juntamente com um espólio notável.

Título

Local

Data Início

Encerramento

N.º Catálogo

Cristo Fonte de Esperança. Exposição do Grande Jubileu do Ano 2000

Porto, Edifício da Alfândega

2000-06-17

2000-09-17

Silver Shines on Iwami-Ginzan, A silver mine on its way to world heritage

Shimane Museum of Ancient Izumo, Japão

2007-07-14

2007-09-24

 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica