Museu:
Museu Nacional de Arte Antiga
N.º de Inventário:
6917 Cer
Local de Execução:
China, província de Jiangxi
Centro de Fabrico:
Jingdezhen
Datação:
1575 d.C. - 1590 d.C.
Matéria:
Porcelana, pigmento de cobalto
Técnica:
Moldada e pintada a azul sob o vidrado
Dimensões (cm):
altura: 37; diâmetro: 30;
Descrição:
Pote com forma ovóide executado em porcelana azul e branca. O corpo da peça é ligeiramente facetado com gargalo circular, curto e direito e com o bordo levemente invertido e base recuada, compacta e pesada.
O acabamento da peça apresenta um brilho vítreo de alta qualidade decorado em tonalidades de azul de cobalto. Na base e no anel basal da peça, a cor sofre alteração para tons de castanho vinhado, devido à alteração do óxido corante ou mesmo da sua metalização, causado pelo contacto com a chama do forno, em atmosfera oxidante.
Da parte superior para a inferior da peça, a decoração reparte-se pelo gargalo, decorado com um enrolamento vegetalista ondulante e por três módulos horizontais, dois dos quais compostos por cartelas poligonais encaixadas em favo As seis do ombro da peça, dispostas radialmente, apresentam decoração variada, formado composições naturalistas dinâmicas em que se destacam os motivos animais e vegetais: pavões, leões, cavalos e aves, por um lado e ramagens, arbustos e árvores, por outro.
Ao nível do centro da peça, as cartelas apresentam uma decoração mais simétrica e estática, permitindo uma leitura de continuidade. Nestas cartelas, destacam-se as representações das insígnias da Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho (OESA) - águia bicéfala sobrepujada por coroa de cinco florões, poisada sobre coração trespassado por duas setas. Salientam-se ainda sobre elas, as representações arquitectónicas bem assentes numa linha de terra que visualmente aparenta marcar o centro da peça A restante iconografia animal e vegetal, segue os mesmos padrões das cartelas do ombro, mas desta vez com os motivos zoomorfos em posição estática e vistos de lado, registando-se a representação de elefantes. A secção decorativa da base apresenta motivos geométricos verticais, elevando a elegância da peça.
Incorporação:
Compra - Comprada em Amesterdão pelo Grupo dos Amigos do Museu e Legado Valmor