Denominação:
Cadeira de braços
Local de Execução:
Portugal
Datação:
Século XIX - início do século XX.
Matéria:
Madeira de nogueira; couro.
Técnica:
Cadeira ensamblada, entalhada e torneada.
Dimensões (cm):
altura: 115; largura: 51,5; comprimento: 61,8;
Descrição:
Cadeira de braços, espaldar alto com montantes de linhas direitas, de secção rectangular, afastando-se, muito ligeiramente, no sentido da altura. Cantos arredondados, apresentando cachaço com larga concavidade central e recorte inferior (ladeando a tabela central) em arco de círculo. Tabela central recta, lisa, inserindo-se, inferiormente, num pequeno ressalto da travessa horizontal colocada por cima do aro do assento.
Braços lisos, ligeiramente ondulados, de extremidades enroladas, projectando-se para além dos seus apoios. Estes, recuados, descrevem, igualmente, ligeiro encurvamento, adossando lateralmente ao aro do assento.
Este apresenta forma trapezoidal, revestida de couro lavrado, fixado por pregaria miúda de leitão. Aro recto e liso. Pernas dianteiras curvas em aresta viva, de saída brusca, e joelhos largos e recortados lateralmente, terminando em pés de cachimbo muito simplificados. Pernas lisas, de secção rectangular, de sentido convergente em direcção ao pé. Trempe em forma de H descentrado, com travessas delgadas e torneadas, de secção circular, entre troços fusiformes e pequenos estrangulamentos com pequenos anéis.
O couro do assento é decorado por moldura de filete liso, definindo um fundo picado, onde se insere, ao centro, medalhão oval, de fundo liso, e duas tiras transversais encurvadas. Inferior e superiormente dispõem-se, de um e outro lado do medalhão central, volutas com folhagem, as colocadas frontalmente unidas por pequeno segmento recto.
Incorporação:
Legado - de Adelaide Sofia Outeiro Patrício Gil.