MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
domingo, 5 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arte Antiga
N.º de Inventário:
577 Our
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Ourivesaria
Denominação:
Cofre
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
Gujarate
Centro de Fabrico:
India
Datação:
1550 d.C. - 1600 d.C.
Matéria:
Ouro, vestígios de esmalte
Dimensões (cm):
altura: 10,5; largura: 90; comprimento: 19,3;
Descrição:
Cofre parelelipipédico, assente sobre quatro pés e com tampa piramidal truncada. No topo surge uma pega com extermidades em forma de cabeças de serpente e formando a união das suas caudas uma flor de liz. Todas as faces são compostas por painéis de filigrana de ouro formando rosetas que alternam com florões. A fechadura quadrangular e saliente, articula em charneira (uma delas está partida), sendo a aldraba em forma de lagarto. Tem ligeiros vestígios de esmalte verde nos desenhos incisos que rematam o bordo da fechadura.
Incorporação:
Transferência - Conventos extintos: Santo André e Santa Marinha - Graça
Origem / Historial:
Chegado a Lisboa vindo da India no final do século XVI por D. Filipa de Vilhena, mulher do vice-rei Matias de Albuquerque, é oferecido ao mosteiro dos irmãos agostinhos na Graça, em pagamento de um voto feito à Virgem. "La forme est issue de celles des coffrets du XVeme siècle. Le répertoire ornemental relève du monde chrétien et de l'islam. Les motifs géométriques, enchâssés dans des figures carrés, sont trés proches de ceux de l'une des fenêtres de la mosquée de Sidi Said à Ahmedabad. La serrure carée est gravée de motifs de feuillages et d'oiseaux. Selon Grégoire le Grand, le lézard symbolise l'âme qui cherche humblement la lumière, par contraste avec l'oiseau qui possède des ailes pour atteindre les sommets. Remarquons que si la technique du filigrane est parfaitement maitrisée en Inde, celle de la gravure au burin a été introduite par le Occidentaux et atteste toujours une commande pour le étrangres. Traditionnellement, on ne grave pas mais on maèle le métal, suivant diverses techniques, pour le déformer." "Coffret", T.N.T. in La Route des Indes, Musée des Arts Décoratifs. Musée d'Aquitaine. Bordeaux, 1998-1999, cat. 4. * Forma de Protecção: classificação; Nível de classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei n.º 107/2001, de 8 Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; N.º 19/2006; 18/07/2006 *
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica