|
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu: Museu Nacional de Arte Antiga N.º de Inventário: 366 Esc Denominação: Gaiteiro e mulher com oferendas (figuras de presépio) Título: Gaiteiro e mulher com oferendas Local de Execução: Portugal; Lisboa Oficina / Fabricante: Lisboa; António Ferreira Técnica: Esculturas modeladas em vulto pleno. Cozidas e policromadas. Dimensões (cm): altura: 68; Descrição: Grupo escultórico de presépio composto por uma figura feminina e uma figura masculina.
A mulher está representada a segurar com o braço direito um cesto de vime à cabeça, onde se mostram ovos tapados com um pano, e com duas galinhas no regaço, dentro de um pano que segura com a mão esquerda. Acompanha-a um tocador de gaita de foles, trajado à época, calçado com botas.
Grupo dinâmico.
Na policromia dominam os azuis, branco, castanho, verde e as carnações. Incorporação: Transferência - Conventos extintos. Lisboa, Convento do Sacramento (nº 30, 2ª relação)
Origem / Historial: O Presépio entrou na colecção do Museu Nacional de Arte Antiga a partir da incorporação dos bens do Convento do Sacramento (Lisboa) ocorrida em 1913. Considerando que o Convento do Sacramento serviu de depósito após a extinção das corporações religiosas em 1834, alguns autores defendem que a sua origem poderá ser a comunidade religiosa da Cartuxa de Laveiras, entre os quais Diogo de Macedo ("A Escultura Portuguesa nos Séculos XVII e XVIII". In Revista Ocidente, Lisboa, 1945, p. 100) e, mais recentemente, Alexandre Pais (Presépios Portugueses Monumentais do Século XVIII em Terracota, Lisboa, Dissertação de Mestrado em História da Arte Apresentada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 1998, p. 181).
Baseando-se em documentação contemporânea da incorporação no Museu, Sérgio Guimarães de Andrade supôs, por sua vez, que a origem das peças fosse, porém, o Convento de Santa Teresa de Carnide.
Bibliografia | PAIS, Alexandre Manuel Nobre da Silva - Presépios Portugueses Monumentais do Século XVIII em terracota. Dissertação de Mestrado em História da Arte Apresentada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Lisboa: Policopiado, 1998, pág. - | LOPES, Carlos da Silva - "Presepio-Art" in, Enciclopédia Luso-Brasileira de Cultura, Vol. 15,. Lisboa: Verbo, s.d., pág. - | VITERBO, Sousa - "O Presepio da Estrella", in Boletim da Associação dos Archeologos Portuguezes, Tomo XIII, 5ª Série, nº 1. Lisboa: 1913, pág. - | MACEDO, Diogo de - A Escultura Portuguesa nos Séculos XVII e XVIII. Lisboa: Edição da Revista «Ocidente», 1945, pág. - | MACEDO, Diogo de - Presépios Portugueses. Lisboa: Artis, s.d., pág. - | CHAVES, Luís - Os barristas Portugueses (Nas Escolas e no Povo). Coimbra: Imprensa da Universidade, 1925, pág. - | ANDRADE, Sérgio Guimarães de - "Presépios", in Dicionário da Arte Barroca em Portugal. Lisboa: Editorial Presença, 1980, pág. -381-386 | CHAVES, Luís - "O Natal na Estremadura", in Panorama, nº 24, IIIª Série: Dez. 1961, pág. - | RACZYNSKI, Conde Atanazy - Dictionnaire Histórico-Artistique du Portugal pour faire à l'ouvrage ayant pour titre les arts en Portugal. Paris: Jules Renouard, 1847, pág. - | MACEDO, Diogo de - Machado de Castro. Lisboa: Artis, 1958, pág. - | MACEDO, Diogo de - Em Redor dos Presépios Portugueses. Lisboa: 1940, pág. - | |
|
|