MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Friday, April 26, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu da Guarda
Inventory number:
1087
Supercategory:
Arte
Category:
Escultura
Name:
Pedra de Armas da Cidade da Guarda
Title:
Brazão da Cidade da Guarda
Author:
Desconhecido
Production Place:
Portugal.
Manufacture Center:
Guarda ?. Portugal.
Workshop:
Regional. Guarda ?. Portugal.
Date / Period:
XVII A.D - XVIII A.D
Material:
Granito (rocha aplitica-plutónica).
Technique:
Cantaria.
Measurments (cm):
height: 82,5; width: 72;
Description:
Pedra de Armas da cidade da Guarda constituída por um escudo de bico contendo uma fortaleza com três torres, cada uma delas apresenta uma bandeira virada para a direita. Na torre do meio estão representadas as armas do reino; o escudo das cinco quinas. À frente das torres uma muralha com ameias e guaritas nos topos. Ao centro porta ladeada por quatro janelas quadradas, duas de cada lado.
Incorporation:
Outro - Desconhecido
Origin / History:
Segundo Virgilío Afonso e Adriano Vasco Rodrigues a Pedra de Armas terá vindo do muro situado no chamado Batoréu do Campo, construído no ano de 1668, pela Câmara Municipal da Guarda. O muro é o que está situado no Largo Frei Pedro, com a escadaria que dá acesso à Capela de S. Pedro. A peça foi classificada como sendo do séc. XVII - XVIII porque só a partir desta data é que os antigos castelos se foram adaptando e transformando em fortalezas capazes de resistirem às armas de fogo. Segundo uma gravura publicada na Revista Ilustração Portuguesa de 19 de Agosto de 1912, com o titulo "Grandes Festas na Guarda", a pedra de armas e a coroa parecem estar colocadas no torreão que dava entrada para a praça (mercado). Logo por cima do arco de entrada e por baixo do óculo do torreão. A praça situava-se onde actualmente se situa o edificío da Câmara Municipal e o torreão de entrada na praça ficaria situado em frente do edificío do tribunal.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits